A ANALISE DA FROTA DE CAMINHÕES, MANUTENÇÃO PRIMARIA VS TERCERIZAÇÃO DE UMA EMPRESA LOGISTICA
Por: Gilvan Nogueira • 13/8/2022 • Artigo • 6.006 Palavras (25 Páginas) • 123 Visualizações
ANALISE DA FROTA DE CAMINHÕES, MANUTENÇÃO PRIMARIA VS TERCERIZAÇÃO DE UMA EMPRESA LOGISTICA.
José Gilvan da Silva Nogueira
Resumo: O presente trabalho realizou uma pesquisa sobre uma análise de gastos da frota de caminhões de uma Empresa Logística, a fim de gerar ações preventivas e/ou corretivas nas atividades praticadas em seu cotidiano no qual as manutenções da empresa são mais corretivas, demostrando os pontos de carência e a necessidade de redução de despesas com a descrição dos possíveis riscos e custos da frota, analisando a frota própria e uma possível terceirização. A metodologia adotada buscou, por meio de uma pesquisa documental de dados e da vivência empresarial, analisar quais as alternativas existentes para a redução de custos para a frota da empresa. O trabalho foi realizado com a colaboração do gestor responsável pela frota da empresa no qual foi fornecido vários relatórios e planilhas com dados financeiros, custos da manutenção e os processos atuais da equipe, com base nessas informações coletadas e analisando o ambiente de trabalho dos funcionários que fazem parte do processo das manutenções da frota. Por meio dos resultados analisados, percebeu-se que a melhor alternativa para a empresa é a terceirização da frota, na qual a mesma passa a ter menos responsabilidade sobre a gestão dos veículos e custos operacionais reduzidos.
Palavras-chave: Logística; Manutenção Preventiva; Corretivas; Frota, Terceirização.
1.INTRODUÇÃO
A pesquisa tem como objetivo comparar as variáveis que impactam nos custos da frota própria e os carros agregados da Empresa Logística, descrevendo os custos de transporte de mercadorias e manutenção, bem como identificando as vantagens e desvantagens da utilização da frota em busca de menores custos de manutenção e melhores serviços na frota terceirizada.
A empresa que estamos pesquisando é uma EMPRESA LOGISTICA de médio porte, possui uma frota própria de 31 veículos, situada em Sobral – Ceará. A mesma adquiriu todos os veículos com recursos próprios e financiamento e também arca com os custos fixos e manutenção dos caminhões, envolvendo, licenciamento anual dos veículos, seguro total de toda frota, manutenção preventiva e corretiva, além da depreciação.
Cada vez mais, as empresas estão buscando seguir um caminho: a especialização, ou seja, ser bom, eficaz e especialista em apenas um tipo de segmento, mercado ou produto/serviço. Nesta perspectiva, o artigo apresentado remete a uma opção de terceirização da frota da empresa. Esse processo substituiria os veículos de propriedade da empresa estudada por veículos de uma empresa parceira. O trabalho apresenta, por meio da utilização de dados de custo dos caminhões.
A análise dos dados está embasada nos relatórios gerenciais e através de relatos dos envolvidos com o processo decisório, que discute a terceirização desses veículos.
Há muitos anos se considerava que ter um grande volume de imobilizados determinava o tamanho de uma organização, o mundo moderno vem mostrando o contrário, estruturas enxutas estão se tornando organizações potencialmente promissoras (GIRARDI, 1999).
De acordo com Giosa (1997), terceirização é um processo de gestão pelo qual se transferem algumas atividades para terceiros, com os quais o contratante estabelece uma relação de parceria, passando a se concentrar apenas em tarefas essencialmente ligadas ao seu negócio.
Este artigo está distribuído da seguinte maneira, inicia-se com a discussão teórica do tema e das ferramentas utilizadas, posteriormente, relata de que maneira foram conduzidas as pesquisas que originaram o material necessário para a elaboração do estudo, posteriormente, contextualiza a organização e o problema estudado. Após o processo introdutório, metodológico e de contextualização, parte-se para uma proposta de intervenção, e por final a conclusão.
2. DESENVOLVIMENTO
Será analisado os dados de despesas e manutenção da frota da Empresa Logística. Sabendo que é um conjunto de documentos que enumera os diversos tipos de despesas e custos da manutenção da frota como também os custos dos colaboradores.
2.1. Citação de Referências
Nessa seção serão abordados os tópicos referentes ao levantamento bibliográfico, para uma melhor compreensão sobre todos os conceitos, baseado em artigos e pesquisas bibliográficas.
2.1.1 Conceito de Manutenção
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT (1971)) define manutenção como sendo o conjunto de todas as ações necessárias para que um item seja conservado ou restaurado de modo a poder permanecer de acordo com uma condição especificada. Tavares (1987) define manutenção como todas as ações necessárias para que um item seja conservado ou restaurado de modo a poder permanecer de acordo com uma condição especifica, não comprometendo o funcionamento de outras peças ou componentes, mantendo então a qualidade e a confiabilidade da produção ou do serviço evitando perdas e desperdícios. Como Viana (2002) afirma, a manutenção não pode se limitar a apenas corrigir problemas cotidianos, deve prosseguir com melhorias constantes, tendo como norte o máximo aproveitamento dos materiais de trabalho, ligados ao zero defeito.
Simplificando: É toda ação desenvolvida com a finalidade de detectar, prevenir ou corrigir defeitos e falhas com intuito de manter em condições de uso e prolongar ao máximo a vida útil dos mesmos. Dunn (2001) apud Alkaim (2003), em seu trabalho “Reinventing the Maintenance Process”, analisa esta dinâmica sob a ótica proposta por Moubray (1997) em ReabilityCentered Maintenance. Descreve as mudanças como sendo três áreas principais:
crescimento das expectativas de manutenção,
melhor entendimento de como os equipamentos falham,
uma escala sempre crescente de técnicas de gerenciamento de manutenção.
E considera, também estas mudanças acontecendo em três “gerações” como delineadas,
como ilustrado na Figura 1.
Figura 1: Gerações da Manutenção Fonte: MORTELARI all, apud TROMBETA (2017)
2.1.2 Tipos
...