A ANALISE DE SOLO
Por: Alexandre Tomazelli • 12/8/2019 • Relatório de pesquisa • 2.113 Palavras (9 Páginas) • 221 Visualizações
[pic 1]
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO – FIMCA VILHENA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
ARIADNY DE MELO RUAS
CLAIR DINIZ DA COSTA JUNIOR
JESSICA RENATA MACHADO
JHONATHAN MATEUS VIEIRA
LAURA CHRISTINA SILVA
POLIANA CLÁUDIA APPELT
RELATÓRIO DE ENSAIO EM LABORATÓRIO DE LIMITE DE LIQUIDEZ E PLASTICIDADE
VILHENA RO – 29 de março de 2019
ARIADNY DE MELO RUAS
CLAIR DINIZ DA COSTA JUNIOR
JESSICA RENATA MACHADO
JHONATHAN MATEUS VIEIRA
LAURA CHRISTINA SILVA
POLIANA CLÁUDIA APPELT
RELATÓRIO DE ENSAIO EM LABORATÓRIO DE LIMITE DE LIQUIDEZ E PLASTICIDADE
Relatório de ensaio em laboratório realizado pelo 4º Período de Engenharia Civil das Faculdades Integradas Aparício Carvalho, FIMCA campus de Vilhena/RO, para a disciplina de Mecânica dos solos ministrada pelo professor Felipe Miguel de Almeida.
VILHENA RO – 29 de março de 2019
RESUMO
O presente relatório trata de um ensaio em laboratório para definir os limites de plasticidade, liquidez e índice de plasticidade de amostras de solo argiloso. Utilizam-se métodos normatizados para a realização do ensaio que permitiu identificar o solo como medianamente plástico com índice de plasticidade de 10,66%.
Palavras chave: Solos; Limite de liquidez; Limite de plasticidade; Índice de plasticidade; Mecânica dos solos.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS 4
1.1. Limite de liquidez (LL) 4
1.2. Limite de Plasticidade (LP) 7
2. RESULTADOS 8
2.1. Limite de liquidez 8
2.2. Limite de plasticidade 9
2.3. Índice de plasticidade 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
Os solos são largamente utilizados na engenharia civil para a fabricação de cimentos, tijolos entre outros materiais, bem como recebem as cargas suportadas pelas estruturas das edificações. Conhecer as propriedades de cada tipo de solo faz-se importante para entender o comportamento deles sob as condições a que serão expostos.
Uma propriedade muito importante do solo é plasticidade, a capacidade do solo de mudar de forma de maneira irreversível possuindo menor ou maior capacidade ser moldado sob determinadas condições. Essa é uma importante propriedade das argilas.
O índice de plasticidade (IP) de um solo define a zona de plasticidade de um solo considerando a água adicionada a ele. Esse índice é resultado da diferença dos limites de limites de liquidez (LL) e limite de plasticidade (LP).
A realização do ensaio de limite de liquidez tem por objetivo definir o teor de água no solo que faz com que ele saia do estado plástico e obtenha um comportamento líquido com baixa resistência ao cisalhamento.
O ensaio de plasticidade, por sua vez, visa medir o menor teor de umidade sob o qual o solo ainda é plástico, imediatamente antes de entrar no estado semissólido.
O relatório tem por objetivo apresentar os conhecimentos adquiridos através dos ensaios realizados, ensaios esses que permitiram aos estudantes participar de uma situação prática para melhor visualizar os efeitos da presença da água no solo argiloso e como isso influencia no seu comportamento em de acordo com os estados sólido, semissólido, plástico e líquido. Objetiva-se especificamente calcular, através dos dados coletados nos ensaios, os limites de plasticidade e liquidez, bem como o índice de plasticidade do material argiloso analisado.
- METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS
- Limite de liquidez (LL)
O ensaio de limite de liquidez é regido pela ABNT NBR 6457 Preparação de amostras de solo para ensaio de compactação e ensaios de caracterização e ABNT NBR 6459 – determinação do limite de liquidez.
Segundo Bodó e Jones (2017):
Quando uma pasta de solo, que é úmida o suficiente para fluir sob peso próprio, é ressecada, ela se transforma em uma massa plástica. O teor de umidade para o qual esta mudança ocorre é o Limite de Liquidez (LL). O volume do solo diminui e o solo está saturado (Sr = 1) neste estágio.
Esse limite pode ser determinado através de um ensaio padrão utilizando aparelho de Casagrande. Para tanto, são necessários:
- Aparelho de Casagrande
- Balança com resolução 0,01g
- Estufa
- Tigelas de porcelana
- Espátula metálica
- Água
- Cinzel com gabarito de 1 cm
- Capsulas metálicas
- Amostra de solo
Utilizando tais materiais, os procedimentos seguem alguns passos para obtenção dos dados necessários aos cálculos.
De acordo com Bodó e Jones (ano) uma amostra de solo argiloso de cerca de 200 gramas deverá ser passada na peneira 0,425mm. No ensaio em laboratório, fora utilizado a peneira de 2,36mm.
Ao solo passante, é adicionada água até a obtenção de uma massa homogênea.
O aparelho de Casagrande é calibrado previamente para que se movimente a um centímetro de altura da base.
...