A APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO PARA MONITORAR A SUSPENSÃO DE CIRURGIAS E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Por: Bruna Alcantara • 15/10/2020 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
Bruna Alcantara Freire
Engenharia de Produção
10º período
RESUMO ARTIGO: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DO CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO PARA MONITORAR A SUSPENSÃO DE CIRURGIAS E SUAS PRINCIPAIS CAUSAS NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
O artigo tem o foco em descrever e acompanhar o cancelamento de cirurgias em um hospital público universitário da região central do Rio Grande do Sul, a fim de determinar os principais motivos do cancelamento da cirurgia. Durante o período de estudo, 7183 operações estão planejadas. No total das operações, foram cancelados 1.256 casos, o que equivale a uma taxa de descontinuação de 17,48%. A partir dos resultados obtidos, pode-se constatar que as ferramentas utilizadas podem não só intervir fundamentalmente, mas também auxiliar no acompanhamento do cronograma cirúrgico e na determinação de possíveis causas.
A suspensão da operação causa transtornos aos pacientes, familiares e equipe médica. Todas as operações suspensas de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2009 como parte do prontuário cirúrgico foram analisadas. Foram definidas como suspensão cirúrgica, todas aquelas cirurgias programadas, eletivas ou de emergência, e que por qualquer razão não foram realizadas. Os dados deste artigo são processados eletronicamente e analisados por meio da construção de um banco de dados e de um programa de análise específico para atingir o objetivo da pesquisa Software Statistica 7.0.
A coleta de dados é um dos fatores importantes na aplicação das ferramentas de qualidade do CEP. Para o referido estudo, não houve restrições de disponibilidade nos hospitais relevantes, mas o departamento de estatística não os notificou e pode haver alguns registros incompletos. O pessoal responsável pela notificação em centro cirúrgico só pode fazer o cadastro e encaminhar para o setor de estatística, sem chamar a atenção de terceiros. Não houve envolvimento dos funcionários para a construção da estratégia para tomada de decisão.
O estudo constatou que o principal motivo do cancelamento da operação foi a falha do suporte (“suporte” na parte pré-operatória), a falta de exame e o quadro clínico do paciente. A falta de materiais de reposição de tecidos é um dos problemas encontrados dentro do bloco cirúrgico, e a falta de exame e de condições clínicas são os motivos que podem ser detectados fora da sala de cirurgia, evitando-se o agendamento do tempo de operação do paciente.
Pelos resultados obtidos, fica claro que os instrumentais utilizados podem auxiliar no acompanhamento do cronograma cirúrgico e na determinação das possíveis causas da não adesão, de forma a intervir fundamentalmente. Ao longo do processo de desenvolvimento da pesquisa, a abertura oferece opções para a continuidade da pesquisa. Após a identificação da causa “falha no apoio” ao centro cirúrgico sugeriu-se a aplicação de um sistema de identificação visual (kanban) para auxiliar na disponibilidade dos materiais usados no procedimento cirúrgico.
...