A ARTE DA GUERRA
Por: Casa Ferreira • 21/9/2021 • Trabalho acadêmico • 283 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
CAPÍTULO III –
SunTzu
Para o entendimento do grande administrador de guerra que foi o Sun Tzu, quis dizer que é melhor manter seu concorrente intacto, analisando seus pontos fortes e fracos, para atacar seus pontos fracos, entendendo seus pontos fortes, com o objetivo de esmagar e vencer nessa guerra de mercado.
Dominar seu concorrente é melhor do que destruí-lo.
É importante conhecer a si mesmo e ao concorrente. Não enxergue o inimigo com seu concorrente, que queira te derrubar, mas o reconheça como seus medos, que te impedem de agir. Faça perguntas a si mesmo e perceberá que as respostas serão o conhecimento necessário para enfrentá-lo.
Por isso se diz:
Aquele que não conhece nem o concorrente e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas.
CAPÍTULO IV – Posições Táticas
Sun Tzu disse:
“Ser invencível significa conhecer a si mesmo, ser vulnerável significa conhecer ao outro”
Aplicando na administração este capítulo do livro do grande Sun Tzu, devemos conhecer primeiro nós mesmos, tendo sempre uma base forte de defesa. Estudando o concorrente para, enfim, atacar no momento certo.
Tendo em mãos uma definição de estratégia, que é muito importante porque ela funcionará como um guia. Mostrando a posição atual e permite traçar a melhor trajetória para se chegar à outra determinada posição. Através disso, pode-se saber onde queremos chegar e o caminho para alcançar esse lugar.
Não se esquecendo da tática, visto que enquanto que a estratégia é abstrata e baseada em objetivos de longo prazo, a tática é concreta e baseada na descoberta da melhor ação a tomar de imediato.
A estratégia pode ser compreendida como a elaboração do planejamento. A tática faz parte da implementação da estratégia definida, ou seja, fazer as ações corretas para atingir a estratégia escolhida.
...