A ASCENDÊNCIA DA TAM NA BUSCA PELA EXCELÊNCIA DOS SEUS SERVIÇOS
Por: Leandro Matos • 17/6/2017 • Trabalho acadêmico • 7.317 Palavras (30 Páginas) • 293 Visualizações
UNIT – UNIVERSIDADE TIRADENTES
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
LEANDRO MATOS DE SANTANA
A ASCENDÊNCIA DA TAM NA BUSCA PELA EXCELÊNCIA DOS SEUS SERVIÇOS
Aracaju - SE
2016.1
Dedicamos este trabalho aos nossos pais, pelo amor e dedicação na formação do nosso caráter e construção dos nossos valores.
APRESENTAÇÃO[pic 2]
Este trabalho é uma exigência curricular do curso de Engenharia de Produção como requisito parcial para sua conclusão.
A primeira seção trata da introdução, situação problema, objetivos e justificativa sobre a excelência dos serviços da TAM.
A segunda seção expõe a caracterização da empresa.
Na terceira seção, a fundamentação teórica.
A quarta seção trata da metodologia.
Na quinta seção, são apresentadas as análises de resultados.
Na sexta seção, são sugeridas as propostas de melhorias.
Por fim, a sétima e última seção trata da conclusão.
Sumário
1 INTRODUÇÃO: 7
1.1 SITUAÇÃO PROBLEMA: 9
1.1.1 PERGUNTA PROBLEMATIZADORA: 9
1.2 OBJETIVOS: 9
1.2.1 OBJETIVO GERAL: 9
1.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 9
1.3 JUSTIFICATIVA: 10
2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA: 10
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: 12
3.1 – Mundo 13
3.2 – Brasil 14
4. METODOLOGIA 16
5. ANÁLISE DE RESULTADOS: 17
6. PROPOSTAS DE MELHORIAS: 17
7. CONCLUSÃO: 17
- INTRODUÇÃO:[pic 3]
O transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor. A partir da Segunda Guerra Mundial a aviação comercial assistiu a um grande desenvolvimento, transformando o avião em um dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial.
O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo, ao percorrer rapidamente longas distâncias. Rápido, cômodo e seguro o avião suplantou outros meios de transporte de passageiros a médias a longas distâncias.
Este meio de transporte implica construção de estruturas muito especiais. Os aeroportos requerem enormes espaços e complicadas instalações de saída e entrada dos voos. Por outro lado, os custos e a manutenção de cada avião são bastante elevados. Tudo isto contribui para encarecer este meio de transporte. Voar sempre foi um dos grandes sonhos da humanidade. Primeiro vieram os balões, no final do século XVIII, que ganhavam os céus graças à utilização de gases mais leves que o ar, como hidrogênio e hélio.
Três anos depois, em 1903, os irmãos americanos Wilbur e Orville Wright deram um voo ainda mais alto. Eles conseguiram manter uma embarcação por 59 segundos no ar. Era um avião primitivo, que foi lançado por uma espécie de catapulta. Mas quem conseguiu pilotar um avião pela primeira vez, sem rampas nem ajuda externa, foi o brasileiro Alberto Santos Dumont, em 1906. Isso foi na França e o nome do avião era 14-Bis. Dumont também foi o primeiro a controlar o voo de um veículo mais leve que o ar, o dirigível N-6, auxiliando em muito os intentos de Zepelim.
Até hoje, americanos e brasileiros disputam o título de inventor do avião. Para os americanos, foram os irmãos Wright, por serem os primeiros a voarem com um aparelho mais pesado que o ar e com um motor a combustão interna, embora não haja provas concretas deste voo através de filmagens e houvesse apenas três testemunhas no local além dos irmãos. Para os brasileiros, Santos Dumont, por ser o primeiro a voar sob os olhares de juízes e de uma multidão, além da cobertura feita pela imprensa na época e a existência ainda hoje de uma gravação em rolo do momento em que o 14-bis deixava o chão. A verdade é que a invenção do brasileiro, além de melhor documentada foi mais eficiente, porque voou por conta própria, somente com o impulso dado pelo motor, ou seja, por seus próprios meios. A dos americanos necessitava de um impulso externo, ou seja, não obteria a velocidade necessária por seus próprios meios.
...