A ATIVIDADE DISCURSIVA
Por: Kamilla Lima • 22/8/2019 • Relatório de pesquisa • 252 Palavras (2 Páginas) • 1.058 Visualizações
ATIVIDADE DISCURSIVA
A relação entre as idéias de Locke, o desenvolvimento do capitalismo na transição do século XIX ao século XX e suas consequências:
John Locke foi um dos mais importantes filósofos do empirismo, para ele o mundo deve ser entendido a partir de um trinômio básico: O Estado Natural, garantindo os direitos naturais ao homem, o Contrato Social, que possibilitando que o homem convivesse em sociedade, e o Estado Civil, garantindo os direitos por meio de legislações. Para Locke não existia a idéia de igualdade entre as pessoas, e sim a igualdade de oportunidades. Ele lançou suas bases do liberalismo econômico ao fundamentar a idéia de um livre mercado com pouca ou sem a interferência estatal e concorrência permitida, proporcionando um regulamento de mercado pela lei da oferta e procura, assim, favorecendo a adoção e expansão do capitalismo; ao descentralizar o poder da nobreza pelo posicionamento nas liberdades individuais, ofereceu uma teoria aferindo à legitimidade da burguesia, contrariando a hereditariedade que conferia o mesmo fator a nobreza. Como consequência temos Revolução Industrial, a formação das economias de mercado, o desenvolvimento tecnológico desenfreado, o efeito da globalização tal como é hoje, etc.
Referências bibliográficas
POSSAS, M. A Dinâmica da Economia Capitalista: uma abordagem teórica. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CARLOS, Eder Sabino. O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX. Disponível em < htt ps://centraldefavoritos.com.br/2016/10/28/o-desenvolvimento-do-pensamento-li beral-na-sociedade-capitalista-e-seus-criticos-nos-seculos-xix-e-xx/>. Acesso em 20 de maio de 2019.
SOUSA, Rainer Gonçalves. "John Locke"; Brasil Escola. Disponível em
...