A Análise Crítica
Por: Ursula Scárlatt • 12/3/2019 • Trabalho acadêmico • 419 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
Análise Critica
A monografia intitulada “Metodologias Ativas: uma nova visão de ensino na formação de Engenheiros de Produção” foi apresentado pelo aluno Thiago Lombardi Resende como parte dos requisitos necessários para a conclusão do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ.
O estudo em análise foi segmentado em seis seções em que, no capítulo inicial, o autor contextualiza o sistema educacional superior brasileiro, introduzindo a temática por meio do comparativo entre os métodos de ensino passivos e as metodologias ativas, assim como apresenta o objeto de estudo, os objetivos geral e específicos, sua justificativa e limitações. Na seção subsequente, é realizada a fundamentação teórica mediante revisão bibliográfica seguida da metodologia exposta na seção três. O quarto e quinto capítulos referem-se, respectivamente, ao desenvolvimento da pesquisa e os resultados obtidos. Por fim, o autor elucida suas considerações finais na seção seis.
Apresentado de forma clara e objetiva, a pesquisa foi desenvolvida seguindo uma sequência lógica, possibilitando que o mesmo fosse reproduzido posteriormente. Contudo, o autor reconhece as limitações e afirma que os resultados alcançados podem sofrer variações dependendo das condições de aplicação do estudo. Dessa forma, nota-se a necessidade da definição de parâmetros mais controláveis, visto que dessa forma gerar-se-á resultados mais confiáveis.
Tendo em vista que o objetivo do estudo analisado baseava-se na avaliação do modo como as aulas do curso de Engenharia de Produção eram reconhecidas pelos discentes da UFSJ, a proposta de Resende quanto à aplicação das metodologias ativas de ensino “Questionamento guiado entre pares”, “Pense-Par-Compartilhe” e “Aprendizado Baseado em Problemas” mostraram-se mais adequadas para algumas das disciplinas exploradas do que de outras. Isto posto, acredita-se que deveria ter havido um estudo mais aprofundado de metodologias mais adequadas ao conteúdo dessas disciplinas visando a melhora da execução das mesmas. Todavia, fatores como “tema abordados em sala” foram desconsiderados, ocasionando dúvidas quanto a efetividade de alguns dos métodos relatados.
De forma geral, a pesquisa mostrou-se proveitosa uma vez que os modelos tradicionais de ensino são considerados ineficazes quanto a sua capacidade de manter a atenção e o engajamento dos alunos no decorrer das aulas. O desenvolvimento de competências como criatividade, pensamento crítico, comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisão, trabalhadas no estudo em questão, são essenciais em um engenheiro de produção atual, o que torna a aplicabilidade dos métodos ativos nas disciplinas de ensino superior inestimáveis, desde que atreladas às metodologias comumente utilizadas.
...