A Análise Ergonômica do Trabalho em Home Office
Por: mcpsjunior • 6/5/2023 • Trabalho acadêmico • 723 Palavras (3 Páginas) • 100 Visualizações
1 - AET - Análise Ergonômica do trabalho em Home office
Este estudo tem como foco avaliar, e propor melhorias para os postos de trabalho residencial, sendo um posto de trabalho domiciliar (Home office) visando a melhoria na analise ergonômica das atividades e funções da empresa – tendo em vista que muitas empresas aderiram ao HO definitivo ou híbrido - analisando e adotados alguns métodos de análise aplicados para fins de analise ergonômicos.
Durante a pesquisa, foram observadas e avaliadas todas as funções conforme sugeridas pela Metodologia da AET, uma vez que cada função de trabalho possui sua particularidade, e caracteriza um desenvolvimento laboral de forma diferenciada não podendo ser generalizada. Este estudo propõe realizar ações corretivas na área de ergonomia com vistas à melhoria efetiva das condições de trabalho, reduzindo os riscos à saúde e aumento da produtividade dos funcionários durante o período laboral de trabalho remoto.
O AET identifica os aspectos críticos, as condições de trabalho e o desempenho, observa-se os registros globais, sempre alinhados à descrição dos processos produtivos e aos dados técnicos do funcionamento geral dos setores analisados constituem a base para o diagnóstico e as recomendações propostas. A Análise em questão, foi realizada baseada na norma regulamentadora NR 17.
2 - JUSTIFICATIVA E ILUSTRAÇÃO
As fotos tiradas abaixo, tem por objetivo realizar uma análise ergonômica que tem sido muito comum na vida da população mundial, o posto de trabalho residencial.
É notório que o Home Office veio pra ficar em algumas empresas, seja ela de qual segmento for, desde pequenas empresas até multinacionais, algumas adotando o home office definitivo, ou o modo híbrido, que é escala fixa de 2 a 3 vezes por semana, gerando assim maior conforto e qualidade de vida aos colaboradores, porém, em contrapartida temos as condições de trabalho domésticas que nem sempre são as mais adequadas, visando esse cenário que hoje faz parte da população mundial, iremos abordar o tema ilustrando através de imagens e análise de AET.
A ergonomia visa à satisfação e o conforto de trabalhadores em sua atividade laboral, estabelecendo parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente evitando acidentes de trabalho e possíveis lesões por esforço repetitivo.
Sendo assim, o artigo deixa claro que o escritório domicilar não estava seguindo corretamente as Normas da NR-17 e que o verdadeiro propósito do estudo seria adequar e melhorar a linha de produção da empresa com base nos relatos dos funcionários.
3 - MOBILIÁRIO DOS POSTOS DE TRABALHO
A análise ergonômica do trabalho através dos subitens deste item leva em
consideração que:
- Sempre que possível o trabalho deve ser executado na posição sentada;
- O mobiliário deve prover condições para que o trabalho seja executado dentro da
zona de conforto dos segmentos corporais, isto é, em boa condição confortável,
onde o momento aplicado à articulação tenda a zero;
- Os comandos sejam de fácil acionamento;
- Os assentos sejam adequado e com ajuste de altura;
...