A Aplicação Forjamento
Por: Gustavo Policarpo • 16/4/2020 • Trabalho acadêmico • 275 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
Os processos de fabricação, em geral, se subdividem em tensão ou temperatura. Os processos que têm temperatura acima da fusão são chamados de fundição ou soldagem; um processo de temperatura abaixo da fusão, como exemplo, é o de sinterização. Os processos que possuem tensão acima da ruptura são chamados de usinagem, resultam “cavaco”; os processos que estão abaixo da tensão de ruptura, passam pela região elástica e plástica, são chamados conformação e possuem uma participação de 80% dos processos de fabricação, tais como: laminação, trefilação, extrusão, estampagem e forjamento.
Atualmente falando em termos gerais, qualquer material que seja conformável tem possibilidade de ser forjado. As formas mais clássicas para se produzir uma peça forjada é utilizando o aço, podendo ser de vários tipos. Algumas formas mais comuns que encontramos com alta frequência são nos carros por exemplo, peças do motor são forjadas para dar mais resistência e aguentar mais e poder entregar alto desempenho ao mesmo tempo.
Outra opção também são as peças de cobre e alumínio (Peças de latão são muito usadas), Titânio, Magnésio e Níquel também são outras opções muito utilizadas, sendo essa última muito encontrada em aparato aeroespacial.
Inicialmente o material é geralmente laminado, podendo até ser feito também por meio de fundição. A laminação por se homogênea faz mais sentido, isso acontece por ela ter uma característica de microestrutura. Esse processo através de barras laminas é indicado para peças de características mais leves, já as mais pesadas são feitas com base em tarugos, mas que também são laminados, mas o corte é feito anteriormente. Peças mais simples como Tesouras, alicates etc., tem possibilidade de serem feitas com base em recortes de chapas laminadas.
...