A Automação Residencial Usando O Dispositivo
Por: R1BG • 15/5/2023 • Trabalho acadêmico • 1.373 Palavras (6 Páginas) • 72 Visualizações
AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL USANDO O DISPOSITIVO SONOFF MINI R2 E DWF - WIFI
OBJETIVO
O projeto de automação residencial tem como principal fator a instalação residencial automatizada na qual é a integração entre as instalações e a capacidade de executar funções e comandos mediante instruções programáveis. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é a automação que tem a capacidade de gerenciar dispositivos conectados à rede elétrica.
1 INTRODUÇÃO
Observa-se, na atual conjuntura mundial, novas tecnologias em automação residencial e predial na qual vem se tornando cada vez mais parte do cotidiano das pessoas a fim de promover soluções que facilitem o dia a dia das pessoas.
De acordo com MURATI (2016), ‘'domótica" refere-se à automatização e controle de residências por meio do uso de equipamentos que possuem capacidade de interação entre si, permitindo-lhes seguir instruções de programas previamente definidos pelo usuário. Dessa forma, essa tecnologia proporciona maior qualidade de vida, reduz o esforço doméstico, aumenta a segurança, bem-estar e racionaliza o consumo de energia. Além disso, sua evolução contínua permite a incorporação de novas aplicações que atendem aos interesses do usuário.
Nesse sentido, à medida que as tecnologias avançam, a sociedade tem se voltado cada vez mais para questões sobre como consumir energia elétrica de maneira eficiente e racional. Segundo Petry (2010) destacaram que conscientizar-se sobre o consumo energético é essencial para criar uma cultura sustentável, que promova a preservação do meio ambiente e a redução dos custos relacionados à energia elétrica.
Nesse contexto, é evidente que a tecnologia passou a ser uma importante aliada para os seres humanos, não apenas em relação ao conforto pessoal, mas também na gestão de energia elétrica. Dessa maneira, este trabalho apresentará o desenvolvimento de um sistema de automação que tem a capacidade de gerenciar dispositivos conectados à rede elétrica. Esses equipamentos são conectados à internet, permitindo que seus dados sejam acessados e controlados de qualquer lugar, a qualquer momento.
2 DESCRIÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo a automação elétrica, proposto no projeto que nortearão a execução de ligar/desligar uma lâmpada, neste caso serão utilizados o controlador por wi-fi Sonoff mini R2 e o sensor Sonoff DW2 - WIFI.
2.1 Domótica
O conceito de domótica surge da combinação da palavra latina domus, que denota a moradia, com a terminologia robótica, que se refere à aplicação de controle automático por meio de robôs, mas que pode ser equiparado a um processo de automatização do ambiente. Ao unir estes dois termos, caracteriza-se o procedimento automático para a residência ou domicílio. Além do vocábulo domótica, há outros termos que são facilmente relacionados ao tema, e que abrange melhor a definição em si, tais como Automação Residencial (Home Automation) e Casas Inteligentes (Smart Houses).
Os sistemas domóticos podem ser controlados de vários dispositivos, como smartphones, tablets, computadores, controles remotos específicos, entre outros, e geralmente possuem interface fácil e intuitiva para o usuário, ou seja, o uso de sensores e dispositivos inteligentes, os sistemas domóticos também são capazes de automatizar tarefas, como acionar as luzes de acordo com a presença de pessoas em um ambiente, regular a temperatura de acordo com a temperatura externa e interna, dentre outras funções que tornam a rotina mais prática e confortável. Além disso, os sistemas domóticos podem ser integrados a sistemas de energia renovável, como painéis solares e geradores eólicos, proporcionando uma gestão mais eficiente e economia de energia.
Para tal, inúmeros dispositivos podem ser utilizados, e basicamente se agrupam em três classes:
a) Sensores: utilizados para sentir ou monitorar o ambiente.
b) Atuadores: utilizados para agir, atuar sobre ou modificar o ambiente.
c) Controladores: dispositivos ou circuitos responsáveis por receber as informações dos sensores e/ou usuários, e decidir em função de condições pré-programadas como os atuadores devem interagir com o ambiente em si.
2.2 Sensores
De forma simplificada, os sensores mais comuns para uso domótico são sensores para aplicações com luminosidade, temperatura e presença. Podemos dividir em diferentes tipos de sensores, como:
- Sensores de presença: responsáveis por identificar a presença de alguém ou alguma coisa,em algum lugar ou região.
- Sensores de luminosidade: responsáveis pelo monitoramento e/ou controle da luz
- Sensores de tensão elétrica: responsáveis por medir a tensão elétrica da rede, ou de uma parte de um circuito.
- sensores de temperatura: responsáveis por monitoramento e controle, proporcionar conforto térmico do ambiente
2.2.1 Sensores de presença magnética
Sensores de presença por chave magnética: os sensores do tipo chave magnética são dispositivos de baixo custo comumente utilizados no controle da abertura de portas e/ou janelas. São utilizados em conjunto com um elemento magnético (ímã) o qual, quando aproximado, fecha um contato elétrico devido sua ação de campo magnético; e, quando afastado, não mantém o contato aberto.
A Figura 1(a) ilustra o par sensor e imã comercial (Sonoff DW2); e, em (b), um exemplo de instalação/aplicação em uma porta e janela.
[pic 1]
Figura 1(a) e (b) - Sensor Sonoff DW2 (imagem adaptada)
O Sonoff DW2 usa tecnologia sem fio 433MHz para se comunicar com outros dispositivos compatíveis. Ele também possui um recurso de notificação de bateria fraca que avisa quando é hora de substituir a bateria (CR2450). Além disso, é compatível com a plataforma do Sonoff e pode ser facilmente integrado a outros dispositivos Sonoff para criar um sistema de automatização de casa inteligente.
2.3 Controladores por WIFI
2.3.1 Applicativo eWeLink
...