A Barragem de terra
Por: Carlos Augusto • 18/6/2018 • Relatório de pesquisa • 768 Palavras (4 Páginas) • 367 Visualizações
Barragem de terra
Antigamente todas as barragens de terra eram projetas de forma empírica, por esse motivo encontra-se diversos casos de acidentes e rupturas dessas barragens. As barragens de terra foram criadas com a intenção de armazenar água para irrigação. Esse tipo de barragem é o mais comum nas obras, geralmente são usadas em todos os tipos de fundações.
A estrutura da barragem de terra é constituída de solo ou enrocamento. Os dois requisitos básicos que precisam ser atendidos é a eficiência e segurança.
Antes da construção é necessário escolher um local adequado, no caso, um lugar com solo estável, sem afloramento rochoso, fazendo parte do curso da água, possuindo declividade a montante sendo que ela deve ser mais espraiada possível, não possuir nascentes nem estratificações salinas no leito da represa, possibilitando o uso da água por gravidade e estar perto do ponto de extração da terra usada para o aterro. (Apostila de Fundamentos de Hidráulica, 2006, p.117)
O professor Leonardo da Silva (Apostila de Fundamentos de Hidráulica, 2006, p.114 ) aponta como finalidades da construção dessa barragem os seguintes pontos: a obtenção de energia elétrica, o controle de cheias e regularização de vazões, as navegação, o abastecimento doméstico, a irrigação, os bebedouros para animais, a criação de peixes, a recreação, dentre outras.
As vantagens de se construir uma barragem de terra de pequeno porte são: os requisitos menos exigentes, pequenos ativos fixos tangíveis, os projetos são mais simples e os matérias naturais usados são do local. Além de resistir ao assentamento e movimento, tornando-as adequadas para áreas onde os movimentos do solo acontecem com mais frequência. Porém possuir também pontos de desvantagens, são esses: a facilidade de ser danificada ou destruída pela corrente da água, a necessidade de descarregadores/vereadores que são tecnicamente difíceis de ser construídos, o risco de integridade estrutural fraco pelo erro adequadamente compactado, possui pontos preferências de infiltração e necessitam de manutenções continuas para evitar erosão e ouras coisas.: Em geral o corpo dessa barragem possui um núcleo impermeável, dois maciços na montante e na justaste do núcleo que garantem a estabilidade do corpo, um conjunto de drenos e filtros para o escoamento de água e para reduzir o risco de fendilhação e uma proteção talude de montante sob efeito da ação da água. A sua fundação é feita por matérias permeáveis que cumprem a sua função de suportar cargas transmitidas pelo aterro e diminuir a deslocação da água de montante para jusante. (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO, 2011, p.13)
Existem dois tipos de barragem de terra, são elas (M. Marangon, D. Sc, 2004) :
Homogêneo – possui apenas um tipo de material, que deve ser impermeável, e exclui o uso de taludes.
Figura1:[pic 1] (Slideplayer, 2014)
Zonado – possui o núcleo central impermeável e as suas zonas ao redor são feitas de materiais permeáveis, tais zonas servem para a proteção do núcleo.
Figura 2:
[pic 2]
(Slideplayer, 2014)
Referências:
Da Silva, LEONARDO. Apostila Fundamentos de Hidráulica. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em:
...