A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Por: Thábata Chrystine • 30/11/2021 • Trabalho acadêmico • 7.205 Palavras (29 Páginas) • 90 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CIMENTO PERMEÁVEL
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
São Paulo 2021
Rafael Cassimano - 320105889
Relatório acadêmico apresentado como composto do projeto integrador da disciplina Ciências e tecnologia dos materiais, do curso de Engenharia Civil 8º semestre, da Universidade Nove de Julho, campus Vila Maria.
São Paulo 2021
Resumo
O trabalho foi desenvolto com base nos estudos realizados sobre o cimento permeável. Há muitos que na área da engenharia vem sendo desenvolvidas pesquisas para o melhor desempenho estrutural e constante procura pelo uso dos sustentáveis, com tudo, foi criada o cimento permeável, que abrange as desejadas áreas de evolução na engenharia e sustentabilidade. Foi estudada sua forma de criação, a extração de seus compostos 1para a sua fabricação, seus ensaios de suma necessidade para avaliação do material e conseguinte um melhor desempenho e por fim suas aplicações na área.
Palavra chave: Cimento permeável, cimento Portland, ensaios, tração, flexão, permeabilidade, engenharia, sustentabilidade.
[pic 2]
1 Compostos: termo utilizado em química para uma determinada substância, formado pela combinação de diversos elementos simples. (Ribeiro, Débora. Dicio, dicionário online de Português. Significado de Composto. Disponível em: < https://www.dicio.com.br/composto/.).
SUMÁRIO
- Introdução 5
- Objetivo 5
- Revisão Literatura 6
- Estudo da fabricação do cimento 7
- Extração e impactos ambientais 8
- Cimento Portland e Cimento permeável 9
- Preço e aplicação do concreto permeável 11
- Ensaios 12
- Metodologia do Ensaio de Permeabilidade 13
- Metodologia ensaio de granulometria 15
- Metodologia ensaio de tração na flexão 18
- Metodologia ensaio de compressão 20
- Metodologia do Relatório 23
- Cronograma 24
- Resultados e Discussões 25
- Conclusão 25
- Anexos 25
- Bibliografia 30
Introdução
Cimento permeável é composto de cimento Portland com agregados graúdos e água, com nada ou pouco resíduos de areia, fazendo assim com que o material depois de enrijecido contenha diversas bifurcações permitindo a passagem da água e do ar, dando a mesma permeabilidade.
“Também conhecido como concreto poroso ou drenante, o concreto permeável é uma mistura de cimento Portland, agregado graúdos, água e aditivos. Uma vez que não existe areia, ou existe pouca na mistura, a estrutura porosa contém muitas cavidades que permitem e facilitam a passagem de água e do ar.” (O-BASF. Tecnologia do concreto permeável. [S.N]: 2019).
O Cimento Portland é a principal matéria, em sua fabricação seu material (minério) primordial é o clínquer ou clínquer Portland, de acordo com uma pesquisa realizada pelo eCycle Group, em uma matéria especifica sobre o processo de produção desse material, foi concluído que o “clínquer, material básico necessário para a fabricação do cimento”. Esse que por sua vez é obtido através da queima de outras variedades de minérios em um forno em torno de 1400°C. O material, sendo o componente mais abundante no clínquer, é a rocha de calcário, em conjunto, porém em pequena escala, é adicionado argila, alumínio e óxidos de ferro. O estudo desenvolvido por cima desse material foi essencial para um grande desenvolvimento na engenharia, que busca cada vez mais o uso de materiais sustentáveis, sendo essa uma das propostas relacionadas ao uso do cimento permeável, o mesmo possibilita a reutilização da água das chuvas para irrigação da terra por meio de suas bifurcações, economizando no sistema de drenagem e tratamento de água, o seu uso também colabora com um menor índice de acidentes, caso seus estudos mais aprofundados permitam a utilização do mesmo em rodovias e áreas de grande trafego, já que a permeabilidade da água em suas bifurcações ajuda a manter a superfície do asfalto praticamente seco e conseguinte permitindo menos reflexo da água, fator que colabora para melhor visão do motorista, além de permitir que a pista fique menos escorregadia, seus buracos causariam mais aderência.
Objetivo
O objetivo tratado neste trabalho se dá pela dissecação do tema Cimento permeável, contundo, no trabalho em questão geral podemos classificar o mesmo como:
- Estudo geral do tema;
- Descoberta do material;
- Composição do material;
- Especificação de seus compostos;
- Etapas industriais;
- Ensaios de teste com o material;
- Aplicações do material na engenharia.
Acentuando a importância da descrição dos ensaios, cujo maior objetivo do trabalho está focado, é imprescindível destacar que o mesmo é realizado para a avaliação do material, sendo que, sem ele não seria possível fazer a analise de compressão do material, nem sua tração, que por se tratar de um material rígido, a mesma se dá por uma taxa reativa a curva gráfica do ensaio de compressão. Podemos acrescentar em tópicos os estudos realizados em cima dos ensaios:
- Ensaio de permeabilidade dos corpos de prova de Marshall;2
- Ensaio de resistência à tração por compressão diametral;3
- Ensaio da tração na flexão;
- Ensaio de deformação;
Com tudo, as especificações acima descrevidas no contexto do relatório, fazem jus ao comportamento do material estudado e nos dando a noção de seu uso e os motivos de algumas de suas restrições, permitindo-nos assim uma análise melhor com base nos estudos outrora realizados.
Revisão de Literatura
O estudo realizado no primórdio do relatório engloba os métodos de fabricação do cimento permeável e a sua composição, além do seu uso, impactos ambientais processos industriais, logística reversa, empresas que fazem o uso do mesmo e as
...