A Conformação Mecânica
Por: Jairo Linno • 30/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.928 Palavras (12 Páginas) • 179 Visualizações
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Processo de Laminação 9
Figura 2 - Processo de Trefilação 11
Figura 3 - Processo de Extrusão 12
Figura 4 - Processo de Estampagem 13
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1. CONCEITOS DE CONFORMABILIDADE 5
2.2. FATORES DE INFLUENCIA NA CONFORMABILIDADE 5
2.3. PROCESSO DE CONFORMAÇÃO MECANICA 7
2.3.1. Principais Características 7
2.4. PRINCIPAIS PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO 8
2.4.1. Laminação 8
2.4.2. Trefilação 9
2.4.3. Extrusão 11
2.4.4. Estampagem 12
2.6. IMPACTOS AMBIENTAIS NO PROCESSO DE CONFORMAÇÃO 13
3. CONCLUSÃO 15
REFÊRENCIA BIBLIOGRÁFICA 16
- INTRODUÇÃO
O processo de conformação dos corpos metálicos é basicamente como o processo de modificação da forma desse corpo metálico para outra forma definida. Os processos de conformação podem ser divididos em dois grupos: processos mecânicos, nos quais as modificações de forma são provocadas pela aplicação de tensões externas, e às vezes em altas temperaturas.
Os processos mecânicos são constituídos pelos processos de conformação plástica, para os quais as tensões aplicadas são geralmente inferiores ao limite de resistência à ruptura do material, e pelos processos de conformação por usinagem, para os quais as tensões aplicadas são sempre superiores ao limite mencionado, sendo a forma final, portanto, obtida por retirada de material. Devido à sua natureza, esses processos são também denominados “processos de conformação mecânica”.
Os processos de conformação plástica dos metais permitem a fabricação de peças, no estado sólido, com características controladas. De uma forma resumida, os objetivos desses processos são a obtenção de produtos finais com especificação de: dimensão e forma, propriedades mecânicas, condições superficiais.
O presente trabalho também apresenta uma visão sobre as questões ambientais no processo de conformação mecânica.
- DESENVOLVIMENTO
- CONCEITOS DE CONFORMABILIDADE
A conformabilidade plástica pode ser definida como a capacidade do metal, ou da liga metálica, poder ser processada por deformação plástica sem apresentar defeitos ou fraturas na peça trabalhada. A conformabilidade plástica está associada ao processo de conformação, a qualidade do metal fica mais especificada se determinada a sua capacidade de ser conformado por estampagem, ou por forjamento.
São as duas características de fabricação por conformação:
• Estampabilidade, ou capacidade de uma chapa metálica poder ser estampada profundamente - nesse caso, se evidencia essencialmente a conformação plástica de superfícies metálicas;
• Forjabilidade, ou capacidade de um corpo tridimensional metálico poder ser conformado por forjamento ou por outros processos (como laminação e extrusão), onde predomina o trabalho com volumes metálicos.
A temperatura é fundamental para as condições de conformação ou trabalho mecânico a frio ou a quente. Classificam-se as prioridades de fabricação (por conformação) em conformabilidade plástica a frio e a quente.
- FATORES DE INFLUENCIA NA CONFORMABILIDADE
Cada condição em particular precisa ser analisada para que se possa tirar o máximo proveito das características do material e do processo de conformação. Pode-se, afirmar que, que o material da peça a ser conformada, quanto maior a sua ductilidade, associada a uma resistência mecânica mínima para suportar os esforços de conformação, maior será a capacidade de ser processada com deformação plástica.
As condições mecânicas de influência se manifestam por meio dos diferentes estados de tensão e de deformação, que ocorrem diversos pontos do corpo sob processamento.
Nos processos quase estacionários, a distribuição de tensão e deformação se mantém constante para um mesmo ponto geométrico do corpo (como na laminação, extrusão e trefilação).
Nos processos não estacionários, um mesmo ponto geométrico, a cada instante, tem um estado de tensão e deformação diferente, e que se altera com a gradativa mudança da forma geométrica do corpo durante a deformação plástica (como na estampagem profunda e no forjamento).
O comportamento do material depende do estado de tensão e deformação em cada ponto do corpo sólido, a conformabilidade é sensivelmente influenciada pelo tipo de processo de conformação aplicado. O atrito entre a peça de trabalho e a ferramenta de conformação é fundamental devido aos esforços que induzem no corpo e que alteram as condições de conformação.
O atrito e as condições de lubrificação constituem-se em fatores de influência complexos para serem analisados. Outro fator é a velocidade de processamento, que evidentemente impõe uma velocidade de deformação ao corpo - o comportamento mecânico do material se altera com diferentes velocidades de deformação.
O material tem uma influência considerável na relação entre microestrutura e plasticidade. A temperatura com a sua elevação conduzem a uma melhor condição de plasticidade do material e de conformabilidade plástica. A análise de casos particulares, porém, de notável importância na prática industrial, permitirá, nos itens subseqüentes, avaliar a importância da relação: natureza metalúrgica e conformabilidade plástica. Os fatores de influência, na conformabilidade plástica dos metais, são os mesmos que condicionam a obtenção de determinadas propriedades mecânicas no produto final trabalhado: ao estudo da conformabilidade se associa a análise das condições que melhor podem conduzir a obtenção de um produto trabalhado nas dimensões e propriedades mecânicas especificadas e isento de defeitos de fabricação. Diferentes processos de conformação podem produzir, num mesmo material, diferentes propriedades finais em termos de dimensão, tolerância dimensional, acabamento superficial, microestrutura, resistência mecânica, ductilidade e probabilidades de aparecimento de defeitos de fabricação.
...