A Conformação a Frio
Por: Vitor Vitao • 11/12/2018 • Artigo • 487 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
Conformação a Frio
É um processo mecânico que utiliza a técnica de compressão de metais em molde para preencher a cavidade do molde usando o processo de deformação plástica.
Para facilita a modelagem da peça o processo de ser a temperatura ambiente ou aquecendo a peça para que se chegue no resultado esperado.
O processo de modelagem da peça a conformação a frio é impulsionando a peça para frente a para trás no molde, assim que o processo é concluído a peça poderá ficar com quase a mesma medida e diâmetro do molde. Um exemplo disso é um pistão de motor que praticamente assume as mesmas medidas do molde no termino do processo de modelagem.
De acordo com J. D. Brooker (Seleção de Processos e Manufaturas, 2015 pag. 44) “Conformação a frio tendem a combinar extruxão para frente e para trás com o objetivo de produzir componentes próximos a dimensão finais pela aplicação de altas pressões e forças”
[pic 1]
Os matérias que pode ser utilizado no processo de conformação a frio a temperatura ambiente são: Ligas de alumínio, cobre, zinco, chumbo e baixo teor de carbono.
O processo traz como vantagens como: O melhoramento nas dimensões e no acabamento da superfície da peça e aumento significativo na resistência e dureza do material.
De acordo com J. D. Brooker (Seleção de Processos e Manufaturas, 2015 pag. 44) “Baixo Custo com mão de obra, Baixo custo com acabamento”.
Porem possui desvantagens como: O aumento do tempo e de energia para finalização do processo de deformação, auxilio de ferramenta que suporta maiores tensões e diminuição considerável da ductibilidade.
De acordo com Alcir (Geometria Plana e Sólida: Introdução Aplicações em Agrimensura, 2014 pag. 137) “Em geral, um processo mais caro do que o de fundição, conformação a frio ou extrusão. Matérias de alta elevação dureza exigem velocidade de corte muito baixa”.
De acordo com J. D. Brooker (Seleção de Processos e Manufaturas, 2015 pag. 44) “Elevados Custo com ferramentas, Elevados custo de acabamento”
Existem alguns processos que facilitam a conformação a frio que são bastante utilizados nesse processo.
Forjamento: matéria prima assumir as dimensões da ferramenta usadas nesse processo.
Laminação: O material passa por dentro do cilindro que é manejado para modificação da peça.
Trefilarão: Redução da seção transversal de uma barra que puxa via uma ferramenta para um canal convergente.
Extrusão: Processo no qual a peça a peça é empurrada, contra a matriz conformadora, com redução da sua transversal a parte que não foi extrudada fica dentro de um recipiente ou dentro de um cilindro.
De acordo com J. D. Brooker (Seleção de Processos e Manufaturas, 2015 pag. 44) “A extrusão a frio pode ser de frente ou para trás ou uma combinação entre ambas”.
Referencia:
Seleção de processos de manufatura - J.D. Booker, K.G. Swift – Google Books
HELMAN, H. e CETLIN, P. R., Fundamentos da Conformação Mecânica dos Metais, Ed. Artliber, 2005.
...