A DETERMINAÇÃO DA GRANULOMETRIA POR PENEIRAMENTO (NBR-7182)
Por: susygoomes • 29/11/2019 • Trabalho acadêmico • 416 Palavras (2 Páginas) • 326 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: MECANICA DOS SOLOS I
PROFESSOR: RONALDO SIQUEIRA
DETERMINAÇÃO DA GRANULOMETRIA POR PENEIRAMENTO (NBR-7182)
Aluna: Susy Silva Gomes
Teresina/PI
2018
RESUMO
O seguinte relatório faz uma análise dos procedimentos experimentais realizados no laboratório da UNIFSA. Os ensaios realizados foram de compactação dos solos (NBR – 7182), e Granulometria e limites de liquides e plasticidade. Na disciplina de mecânica dos solos a realização destes ensaios é muito importante, pois indicam as condições e características de um solo, o que implica diretamente na realização e dimensionamento das mais variadas estruturas. Portanto, esse trabalho é satisfatório ao complementar a formação geotécnica do aluno através do contato direto e prático com instrumentos de análise de solos, sendo ainda um primeiro contato com a pesquisa científica.
2 OBJETIVOS
O objetivo da pratica é a analise granulométrica dos solos realizada pelo método de peneiramento permitindo assim a caracterização do solo.
3 MATERIAIS UTILIZADOS
- Jogo de Peneira #10 (2mm)
- Estufa
- Balança
4 PROCEDIMENTO
-Segundo a NBR 7181/84 deve-se através das recomendações NBR 6457/86 secar amostra de solo (1500g) ao ar para determinação da umidade higroscópica, desmanchar os torrões sem provocar a quebra dos grãos e realizar a devida homogeneização.
-Para determinar-se a quantidade de material que será utilizada empregou-se o processo de quarteamento e foi lavada a amostra total na peneira de número 10. E a amostra parcial lavou-se na peneira de número 200( esta peneira ira nos fornecer a quantidade de materiais finos que temos no solo).
- Em seguida pesou-se na balança a quantidade de cada amostra que ficou retida em cada peneira
5 RESULTADOR E DISCURSSÕES
Após os procedimentos realizados foram pesados os materiais retidos em cada peneira, e partir disso foi possível classificar o tipo de solo e verificar se está próprio para ser utilizado. O seguinte trabalho tem como meta apresentar uma análise, a fim de definir como se escolhe uma amostra de solo e a partir desta por meio das prescrições da norma vigente da ABNT obter dados que permita auxiliar a sua caracterização e utilização do solo de maneira apropriada por meio de curvas. Na tabela a baixo e possível verificar melhor os dados obtidos no laboratório.
[pic 2]
De acordo com dados obtidos na tabela a cima foi possível determinar o tipo de solo através da curva granulométrica
[pic 3]
6 CONCLUSÃO
Os procedimentos realizados demonstraram que o ensaio de granulometria mostrou-se indispensável para a caracterização do solo tendo em vista que ele fornece informações detalhadas da quantidade de material presente em uma determinada faixa de dimensão.
...