A DIFERENÇA ENTRE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA E EXTERNA
Por: Letícia Duarte • 24/8/2020 • Trabalho acadêmico • 463 Palavras (2 Páginas) • 599 Visualizações
Página 1 de 2
DIFERENÇA ENTRE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA E EXTERNA
MOTOR DE COMBUSTÃO EXTERNA
Pode se dizer que os motores de combustão externa são onde a queima de combustível acontece fora do motor.
Exemplo: Um motor a vapor.
Nessa situação a queima do combustível acontece por fora para aquecer a caldeira, que cria o vapor onde move os pistões do motor.
Uma ótima exemplificação é uma locomotiva a vapor, onde suas principais partes:
Caldeira – Responsável por gerar a energia (vapor);
Máquinas – São os mecanismos que usam a energia vinda do vapor para transformar em movimento mecânico;
Tênder – Parte da locomotiva onde estão armazenados o combustível e a água, elementos importantes para gerar e transferir energia.
FUNCIONAMENTO
A locomotiva movimentou o sistema de transporte por muitas épocas, ainda utilizado em alguns países.
O Combustível e água do tênder são transferidos para a fornalha e a caldeira. O combustível é queimado na fornalha, sendo os gases quentes levados pelos tubos da caldeira para dentro da Caixa de Fumaça, de onde serão expulsados para cima, pela chaminé. Ao passar pelos tubos, o calor dos gases é mudado para a água dentro da Caldeira, convertendo uma parte desta em vapor que, sendo acumulado no Domo de Vapor, gera pressão e é transferido, quando pedido por uma válvula controladora (ou regulador de pressão) e de um tubo, para as válvulas direcionais, e por fim para os cilindros.
MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA
Motor de combustão interna é uma máquina térmica que transforma a energia vinda de uma reação química em energia mecânica. Nesse processo de conversão se dá por ciclos termodinâmicos que envolvem expansão, compressão e mudança de temperatura de gases.
Motores de combustão interna também são popularmente chamados motores de explosão.
Um exemplo: Automóveis, as aeronaves, as embarcações, etc.
FUNCIONAMENTO
O seu funcionamento ocorre no interior das câmaras de combustão. O que empurra os pistões é o aumento da pressão interna da câmara, decorrente da combustão (queima controlada com frente de chama). O que se pode chamar explosão (queima descontrolada sem frente de chama definida) é um feito dos gases, que deve ser evitada nos motores de combustão interna, com a intenção de oferecer maior durabilidade dos mesmos e menores taxas na emissão de poluentes atmosféricos proveniente da dissociação de pinogênio nitrogêneo.
São considerados motores de combustão interna aqueles que usam os próprios gases de combustão como fluido de trabalho, ou seja, são estes gases que realizam os processos de compressão, aumento de temperatura (queima), expansão e finalmente exaustão.
DIFERENÇA ENTRE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA E EXTERNA
Portanto o motor de combustão interna se diferencia do motor de combustão externa, onde seu processo de combustão ocorrem externamente ao motor. Contudo, neste caso, os gases de combustão transferem calor a um segundo fluido que opera como fluido de trabalho, como ocorre nos ciclos Rankine ( converte calor em trabalho).
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com