A Declaração De Salamanca
Monografias: A Declaração De Salamanca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: savius • 8/3/2015 • 303 Palavras (2 Páginas) • 560 Visualizações
A declaração de Salamanca ocorreu na Espanha entre o dia 7 e 10 de junho de 1994. Seu objetivo principal era o de reforçar os compromissos que haviam sido estabelecidos no projeto de Educação para Todos de 1990.
O documento trata das garantias e oportunidades que devem ser dadas as crianças especiais para que estas possam integrar com direitos iguais o sistema educacional regular de ensino.
Além disto, o documento afirma que se deve buscar a melhoria ao acesso a educação dos portadores de necessidades especiais (pne´s) uma vez que em sua maioria não é dada esta oportunidade de modo concreto e ou eficaz.
O envolvimento ativo e a participação dos governos, da sociedade e das organizações não-governamentais é fundamental para que ocorra uma educação realmente inclusiva, suprindo todas as necessidades pne´s dentro e fora do ambiente escolar.
O ponto fundamental desta declaração é afirmar o direito que toda criança tem a uma educação de qualidade, dando assim mais oportunidades a elas de atingir um nível adequado de aprendizagem.
Devemos entender e lutar para o estado cumpra o seu dever de garantir a todas as pessoas que tem necessidades educacionais especiais o acesso á escola regular. Com estrutura, currículos e acompanhamento pedagógico e educacional adequados.
O plano pedagógico da escola deve contemplar e respeitar todas as diferenças que existem nos seus alunos; Pois cada indivíduo é único e deve ser tratado como tal. Cabe à escola identificar e traçar planos e metas contemplem todas as diferenças
Temos que exigir dos órgãos governamentais que procurem expandir com maior velocidade e qualidade profissional as escolas regulares inclusivas, ou seja, escolas que possuem orientação pedagógica e meios adequados para propiciar a inclusão dos alunos especiais e também para combater com informação e educação as atitudes discriminatórias criando assim uma sociedade mais inclusiva e promovendo “a educação para todos”, de qualidade e eficiente.
...