Declarcao de Salamanca
Por: carscorreia • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.093 Palavras (5 Páginas) • 545 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PREDAGOGIA
RELATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CAMILA ROSA DE SOUZA CORREIA RA: 8062776473
DANIELA CHAGAS RA: 8412857553
JEANICE LÍGIA DOS SANTOS LIMA RA: 8094907027
MICHELLE ROBERTA TELLES DE LIMA RA: 8206975368
VANESSA ALVARES RA: 8492237440
Relatorio de Praticas Pedagógicas apresentado na Disciplina de Estrutura e Organização da Educação Brasileira, como exigências parciais do curso de Graduação em Pedagogia.
Ester Asevedo
Santo André
11/2014
SÚMARIO
Introdução............................................................................... 03
Desenvolvimento..................................................................... 04
Resultado da Pesquisa............................................................ 05
Considerações Finais.............................................................. 06
INTRODUÇÃO
Educação Inclusiva e sua história.
Ler para aprender e aprender para usufruir, a informações enobrecesse o homem e nos faz utilizar de coisas que jamais imaginamos.
Nas paginas seguintes vocês encontraram algumas informações sobre a Declaração de Salamanca e como uma escola deve agregar seus alunos com algum tipo de deficiência (não só as decorrentes de deficiência física, mental, visual, auditiva ou múltipla, como também aquelas resultantes de outras condições atípicas), Sassaki (2004, p.2), fazendo do ambiente escolar um lugar para todos.
Uma entrevista no município de São Bernardo do Campo, vai nos mostra como é feito esse tipo de trabalho na cidade e quais os tipos de recurso e especializações que os educadores usam para aula com turmas onde se tem alunos nesse quadro de inclusão.
A partir dessas informações tenho certeza que teremos mais cuidado em falar de deficiência x escola. Um trabalho consciente em todo o mundo que visa o ser humano em um todo, em humanizar o homem e aprender com quem tem muito a ensinar.
DESENVOLVIMENTO
ESTUDO DIRIGIDO.
- De que se trata a declaração de Salamanca (1994)?
R: A declaração de Salamanca vai nortear caminhos e atitudes para se desenvolver uma educação de qualidade para todos os indivíduos. Inclusão as políticas educacionais, sem discriminação de e respeitando acima de tudo as diferenças individuais dessa forma garantindo não só o acesso a forma garantindo não só o acesso a usa educação, mas também a permanência desses indivíduos até a sua formação.
- Qual a função de uma escola que segue os princípios da inclusão?
R: Tem por função a promoção da convivência entre as pessoas consideradas normais e as que apresentam necessidades especiais.
- Segundo um autor Sassaki (2004, p.2) como uma escola comum se torna uma escola inclusiva?
R: Uma escola comum só se torna inclusiva depois que se reestruturou para atender a diversidade do novo alunado em termos de necessidades especiais (não só as decorrentes de deficiência física, mental, visual, auditiva ou múltipla, como também aquelas resultantes de outras condições atípicas), em termos de estilos e habilidades de aprendizagem dos alunos e em todos os outros requisitos do principio da inclusão.
- De suas impressões do tema tratado.
R: Maravilhoso poder ter acesso a essas informações, pois nos traz clareza e entendimento dos nossos deveres e direitos. Um tema que deveria ser um pouco mais discutido e informado a população, pois nem todos sabem como obter benefícios através dos seus direitos para ingressar e acessar a educação inclusiva para aqueles que precisam.
RESULTADO DA PESQUISA.
MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO.
- No município há matriculas de alunos público na Educação Inclusiva. Quantos? (já estão matriculados). E em quais modalidades?
R: Na rede de São Bernardo do Campo os alunos com necessidades educacionais especializados estão matriculados no Ensino infantil, creche, fundamental 1º 5º ano e EJA. Aproximadamente temos mais de 700 alunos atendido na educação especial e incluso.
...