A Descrição do processo produtivo
Por: bruna0bernardes • 20/12/2017 • Trabalho acadêmico • 2.588 Palavras (11 Páginas) • 365 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Sistemas de Produção
Projeto Integrado
Pipa Arara Azul
Alunos: Bruna Bernardes de Aguiar 21421EPR013
João Marcello Varrichio Messas 21421EPR031
Rafael de Sousa Cassiano 21221EPR045
Ituiutaba 16/07/2017
1. Descrição do processo produtivo
O processo será dividido em etapas onde cada produto deve compartilhar os recursos de operação com diversos outros. Os recursos de transformação irão agir sobre os recursos a serem transformados, onde cada funcionário em questão irá realizar uma parte do processo e repassar o recurso a ser transformado para a próxima etapa. Sendo então um processo em lotes onde frequentemente parece com o processo em jobbing, porém neste processo quando se produz um produto é produzido mais que uma unidade, ou seja, cada parte da operação tem períodos em que se está repetindo, pelo menos enquanto o lote em questão está sendo processado. Este processo possui volume relativamente alto e variedade também relativamente baixa.
Inicialmente irá se iniciar o processo de montagem da estrutura da pipa. Será utilizada uma superfície plana idealizada onde serão apoiadas as varetas para que se tenha uma visão de como será a estrutura, sendo uma vareta de material bambu de 60 cm na horizontal, e duas outras de material de plástico de 45 cm na vertical, será utilizada linha para ser feita a junção das mesmas e a estabilização da estrutura, essa junção é feita através da passagem da linha sobre as varetas sendo feito um nó resistente o bastante aonde as varetas se encontram, as medidas referentes à suas distâncias encontram-se na figura 1, bem como a ilustração do que foi mencionado.
Figura 1: Estrutura da Pipa Arara Azul.
[pic 3]
A próxima etapa do processo e colocar e fixar o papel seda verde que já deve ser previamente cortado antes de se colocar sobre a estrutura da pipa, onde se coloca o papel sobre a estrutura vinda do processo anterior e se realiza a inserção da cola sobre o papel no local aonde ele será dobrado para encobrir a linha e se fixar, sendo então agora a base para o designer da mesma.
Na terceira etapa devem ser utilizados os moldes da cabeça e rosto de cartolina para fazer o corte, nos papeis de seda azul será feito o corte cabeça e nos papeis de cor amarelo e preto o corte para o rosto, está terceira pode e deve ser iniciado pelo funcionário a qual ela foi designada assim que iniciar o processo de montagem da estrutura, pois assim quando o produto chegar nesta etapa deve ser realizado somente a colagem dos papeis da cabeça e estrutura da mesma no seu devido local como mostra a figura 3. Aqui se fixa o molde sobre o papel em questão se corte e se realiza a marcação com caneta ou pincel, para que assim quando se retirar o molde de cima do papel seja feito o corte corretamente.
Figura 2: Moldes da cabeça e do rosto.
[pic 4]
Deve se aguarda um período de 5 a 10 minutos após a colagem para que se tenha uma maior resistência do produto, com isso evitando possíveis falhas do mesmo e gerando maior confiabilidade. Depois de passado este período se inicia a quarta e ultima etapa do processo que é a inserção na estrutura da pipa arara azul já pronta a rabiola de cor preta e linha de cor branca a mesma utilizada na produção da estrutura inicial, a rabiola terá sua produção feita no local de trabalho estabelecido para o estágio quatro onde deve-se iniciar a produção no mesmo tempo que se inicia a da estrutura para a otimização do tempo de atravessamento da pipa, que é o tempo médio consumido pelos inputs para movimentarem-se através do processo e transformarem-se em outputs.
Figura 3: Pipa Arara Azul.
[pic 5]
2. Arranjo físico
O arranjo físico de uma operação produtiva diz respeito ao posicionamento físico dos recursos de transformação. Ele é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva porque determina sua “forma” e aparência.
O arranjo físico escolhido para esse processo foi o por produto, pois a sequência de atividades requeridas coincidem com a sequência na qual os processos foram arranjados fisicamente, os recursos em transformação seguem um fluxo ao longo da linha de processo.
Neste tipo de arranjo cada etapa tempo ciclo que é o tempo médio entre unidades de recursos de saída emergindo do processo, o tempo de atravessamento é dado pela seguinte formula:
Tempo de atravessamento= trabalho em processo (WIP) x tempo de ciclo |
Então como o tempo de atravessamento do processo de produção da pipa arara azul foi de 45 minutos, e será apresentada a produção de duas pipas (work in process), o seu tempo de ciclo será de 22,5 minutos.
O número de estágios do arranjo físico em questão será de quatro, sendo a quantidade necessária para completar o produto.
Forma de arranjo dos estágios será longo-magro, pois é mais fácil de gerencias, tem requisito de capital mais moderado e a operação é mais eficiente, aonde cada estágio executa apenas uma parte pequena do trabalho total, a pessoa responsável pelas atividades daquele estágio terá uma proporção maior de trabalho direto produtivo, diferentemente das partes não produtivas do trabalho.
Figura 4: Arranjo físico por produto – longo e magro.
[pic 6]Estágio 1: Produção da estrutura da pipa arara azul;
Estágio 2: Corte do papel de sede verde e inserção na estrutura;
Estágio 3: Recorte dos papeis de sede de acordo com os moldes da cabeça e bico, e colocação dos mesmo na estrutura;
Estágio 4: Produção da rabiola e junção da linha e da mesma a pipa.
3. Análise do estudo do trabalho (Administração Científica)
O estudo do trabalho é um termo genérico para as técnicas do estudo do método e medição do trabalho, que são utilizadas no exame do trabalho humano em todo seu contexto, e que leva sistematicamente à investigação de todos os fatores que afetam a eficiência e a economia de situações, sendo analisado para se obter melhorias.
...