TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação da precipitação efetiva

Por:   •  15/6/2018  •  Resenha  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

7.6 Determinação da precipitação efetiva

A precipitação efetiva é a parcela do total precipitado que gera o escoamento superficial. Para obter o hietograma correspondente à precipitação efetiva é necessário retirar os volumes evaporados, retidos nas depressões e os infiltrados. Existem metodologias para a determinação da precipitação efetiva: equações de infiltração, índices e relações funcionais.

Equações de infiltração

a) utiliza-se uma equação como a de Horton e estima-se os parâmetros;

b) determina-se as perdas iniciais e retira-se a mesma dos primeiros intervalos da precipitação;

c) a precipitação efetiva é obtida para os intervalos seguintes por

Pef = P – It (7.6)

onde It é a infiltração calculada pelo método escolhido.

Índices

O índice é um procedimento que adota um fator constante para a separação do escoamento. Alguns dos procedimentos são os seguintes:

11

- Índice α: é o coeficiente de escoamento definido pela relação entre o total escoado e o total precipitado numa enchente. Este coeficiente é aplicado às ordenadas do hietograma para cálculo da precipitação efetiva;

- Índice ϕ: é o índice igual a uma infiltração constante durante a enchente. Este valor é subtraído de cada precipitação, obtendo-se a precipitação efetiva. Este índice é calculado subtraindo-se o total de chuva efetiva do total precipitado e dividindo-se pelo número de intervalos de tempo;

- Índice W: este índice é semelhante ao anterior e representa a infiltração média durante o tempo em que a precipitação é superior à taxa de infiltração.

W = (P – Q – S)/t (7.7)

onde P é a precipitação no período t; Q = escoamento superficial no período t; S = volume armazenado; t = tempo (número de intervalos) em que a precipitação é maior que a taxa de infiltração. O valor de S é normalmente desconhecido e agregado como perdas iniciais. Conhecido o total precipitado P e o escoamento superficial Q, o cálculo de W é obtido para t onde Pi > W.

Obs.: Quando existem dados de vazão é possível determinar o escoamento superficial. Este valor é igual à precipitação efetiva, o que permite estimar o total de perdas iniciais e a infiltração.

No caso de utilização do índice ϕ, podem existir intervalos de tempo em que ϕ > P. Para que o volume de precipitação efetiva seja igual ao do escoamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com