A Determinação de Massas Específicas de Líquidos por Picnometria
Por: Caio Hendrix • 8/6/2022 • Projeto de pesquisa • 4.770 Palavras (20 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS - EQA ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Caio Hendrix Luz Bueno - 111839
Gabriel Costa Coelho - 136014
Determinação de massas específicas de líquidos por Picnometria, Manômetro de tubo em (U e λ) e Densimetria
Disciplina: Laboratório de Engenharia III
Professor: Carlos Alberto Severo Felipe Data da realização da prática: 06 de maio
Data da entrega: 20 de maio
Rio Grande 2022
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………… 4
- MATERIAL E MÉTODOS………………………………………………………………….. 5
- Material………………………………………………………………………………………5
- Métodos………………………………………………………………………………………5
- Determinação da massa específica através do manômetro de tubo em ʎ………………….5
- Determinação da massa específica através do manômetro de tubo em U…………………7
- Determinação da massa específica através de Picnometria………………………………. 9
- Densimetria……………………………………………….……………………………... 10
- RESULTADOS E DISCUSSÃO……………………………………………………………..11
- Determinação da massa específica através do manômetro de tubo em ʎ ……………….…11
- Determinação da massa específica através do manômetro de tubo em U………………… 13
- Determinação da massa específica através de Picnometria……………………………….. 14
- Densimetria……………………………………………….…………………………….…. 16
- CONCLUSÃO……………………………………………………………………………… 18
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS………………………………………………....……19
RESUMO
A massa específica de uma determinada substância é definida como massa por unidade de volume. Uma das técnicas utilizadas para determinar a massa específica de líquidos é a picnometria. O objetivo desta prática foi determinar a massa específica (densidade) das amostras de óleo e sacarose através do manômetro de tubo em (U e ʎ) e de picnometria, respectivamente. Na determinação da massa específica por manômetro de tubo em ʎ, utilizou- se dois fluidos (água e óleo), onde estes, submetidos à mesma pressão, apresentaram colunas com alturas diferentes, indicando que possuem massas específicas distintas. Após a leitura das alturas de ambas as colunas e a realização dos cálculos, foi definido o valor de 969,77 kg/m³ este sendo a massa específica do óleo. A medição através da manometria em tubo U, foi realizada através da mensuração de cada coluna com os fluidos nelas presentes. E verificar a densidade de diferentes soluções por meio da densimetria de líquidos como a água, sacarose, detergente, glicerina e gasolina. Com estes métodos citados acima foi possível identificar a densidade de cada fluido para as respectivas análises.
INTRODUÇÃO
A massa específica (ρ) de uma determinada substância é definida como massa por unidade de volume, cuja unidade no SI é kg/m3. Os fluidos podem apresentar massas específicas bastante distintas, sendo que, geralmente, a massa específica dos líquidos é pouco sensível a variações de pressão e de temperatura (NUNSON, 1997).
É de suma importância determinar a densidade dos alimentos, por estar relacionado à, por exemplo, detecção da sanidade e da qualidade da matéria prima ou mesmo do produto final, além de ser relevante para projetar e avaliar equipamentos de processamento como evaporadores, bombas, filtros e misturadores (ALVARADO, ROMERO, 1989).
Uma das técnicas utilizadas para determinar a massa específica de líquidos é a picnometria. Um picnômetro trata-se de um pequeno frasco de vidro construído de forma que o volume do fluido que contém seja invariável. Ele possui uma abertura relativamente larga para facilitar a sua utilização, e tampa de vidro esmerilhada, com uma perfurada na forma de um fino tubo longitudinal. O presente trabalho teve como objetivo determinar a massa específica (densidade) das amostras de óleo lubrificante de motor de carro e sacarose (20%) através do manômetro de tubo em (U ʎ), Densimetria e de Picnometria, respectivamente.
MATERIAL E MÉTODOS
- Material
- Para a realização dos levantamentos experimentais utilizando o manômetro de tubo em, (U e ʎ),
- Densímetro com escala de 1,2 a 1,3 g, 1 a 1,2 g(20°C), 1 a 2 g(60°F - 15,56°C), 0 a 5 °Brix a (20°C), 30 a 40 °Brix a (20°C) e 45 a 60 °Brix a (60°F - 15,56°C)[pic 2][pic 3][pic 4]
- Picnometria, foram utilizados os seguintes materiais: água destilada, óleo lubrificante de motor de carro, sacarose (20%), álcool etílico, seringa, régua, béquer de vidro, pipeta volumétrica, balança analítica, picnômetro (10mL), termômetro.
- Métodos
- Determinação da massa específica através do manômetro de tubo em ʎ
Para a determinação da massa específica do óleo lubrificante de motor de carro, foi utilizado um manômetro de tubo em ʎ (Figura 1). Uma das extremidades do manômetro foi mergulhada em um béquer contendo água (fluído com densidade conhecida) e a outra extremidade foi colocada em outro béquer com óleo (fluído com densidade desconhecida). A terceira extremidade (parte superior) do tubo em ʎ foi conectada em uma seringa.
Figura 1 – Tubo em ʎ
FONTE: autoria própria[pic 5]
...