A Determinação de cálcio
Por: Josian0 • 28/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.261 Palavras (6 Páginas) • 358 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA
Disciplina: Fundamentos de Química Analítica – Prática
Dia/Horário: Sexta ás 10:00 AM
[pic 2]
AULA PRÁTICA 7:
Gurupi – TO
Nov/2017
- SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 4
1.1 Objetivo Geral 4
1.2 Objetivos específicos 4
3. METODOLOGIA: Materiais e Reagentes 4
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 5
I. PREPARAÇAO DA SOLUÇÃO DE EDTA 0,02 mol L-1 5
6. CONCLUSÃO 7
7. REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
O cálcio é um alimento que atua de diversas formas no organismo do ser humano sendo ele o mineral mais presente no corpo no qual estima-se que constitui em média de 1% A 2% do peso corpóreo. Entre suas funções pode-se citar a formação de ossos e dentes, participa nas funções neuromusculares, auxilia na permeabilidade da membrana plasmática além da coagulação e na pressão arterial, entre outros. Ele pode ser encontrado em vários alimentos como peixes e vegetais, tendo como principal fonte o leite e seus derivados como iogurtes, queijos, manteiga e coalhada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a quantidade de cálcio ideal a ser ingerida diariamente varia em torno dos 100 mg, no qual esse valor poderá diversificar de acordo com fatores como gênero, idade, peso, condições de saúde e no caso das mulheres se há ou não gravidez.
A titulação é um dos processos analíticos mais exatos possíveis, no qual consiste em uma técnica para a determinação da concentração de uma reagente desejado. Em uma titulação, o analito irá reagir completamente com o titulante (reagente padronizado) realizando uma reação estequiométrica conhecida. O volume adequado que a reação seja completa é determinada pelo ponto de equivalência, que vem a ser indicado através da mudança de cor de um indicador químico.
“Titulação de complexação” é a termologia utilizada para indicar a formação de um complexo colorido entre o analito e o titulante, onde irá designar o ponto final da titulação. Esses complexos são muito utilizados na extração de cátions de um solvente para o outro e na dissolução de precipitados insolúveis.
O ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA) trata-se de um composto orgânico que vai atuar na formação de complexos mais estáveis com íons metálicos variados. O mesmo é um ligante hexacoordenante, tendo 4 grupos carboxílicos e dois amínicos na sua forma aniônica ao estar totalmente neutralizado. A utilização do EDTA fundamenta-se na utilização de soluções tampões no qual diferem os valores de pH.
OBJETIVO
Objetivo Geral
Determinar a concentração em % dos íons Ca2+ em amostra de leite em pó.
Objetivos específicos
- Determinar o teor de cálcio no leite em pó através de uma titulação complexométrica.
- Através da titulação por complexometria com a solução EDTA obter a 5 de cálcio presente na amostra.
METODOLOGIA: Materiais e Reagentes
Leite em pó (Itambé) | Sal Na2H2Y |
Eriocromo-T (indicador complexométrico) | Balão volumétrico (1L) |
Erlenmeyer (125 ml) | Água destilada |
Bureta volumétrica |
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- Preparo da solução de EDTA ≅ 0,02 mol L-1.
Para a preparação da solução de EDTA, pesou-se aproximadamente 7.4448g de massa do sal Na2H2Y para preparar 1 L da solução 0,02 mol L-1. Em seguida dissolveu-se o EDTA em agua destilada num béquer e transferiu- se a solução para um balão volumétrico de 1 litro completando-o até o seu limite de volume máximo, obs.: mantem-se a solução em frasco de polietileno.
- Analise de Leite
Observando o leite anotou-se a marca e calculou-se a porcentagem dos íons Ca2+ a partir dos dados do rotulo. Em seguida pesou-se 3 alíquotas em gramas da amostra diretamente em cada erlenmeyers, posteriormente dissolveu-se o leite em pó com 50mL de agua destilada com a utilização de uma proveta. Adicionou-se 2 ml do tampão pH10,0 em cada uma das repetições e adicionou-se também com uma espátula uma quantidade extremamente pequena do indicador Eriocromo-T, aparentando assim a cada solução uma coloração lilás clara. E por fim titulou-se nas amostras presentes no erlenmeyers com a solução de EDTA 0,02 mol L-1 até o ponto final (quando a solução apresentar uma coloração de azul claro).
...