TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação do Calor de Neutralização Em Engenharia

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.123 Palavras (9 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC

ENGENHARIA DE MATERIAIS

ALINE BARTOSIAK RODRIGUES

ANA BEATRIZ CECHINEL DAGOSTIM

DANIELLE DAGUSTIM

GUSTAVO HENRIQUE RODRIGUES SANTOS

JONATHA MORETTO RONCHI

Nota: 8,9

DETERMINAÇÃO DO CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO

CRICIÚMA, 2015


ALINE BARTOSIAK RODRIGUES

ANA BEATRIZ CECHINEL DAGOSTIM

DANIELLE DAGUSTIM

GUSTAVO HENRIQUE RODRIGUES SANTOS

JONATHA MORETTO RONCHI

DETERMINAÇÃO DO CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO

Relatório apresentado à disciplina de Química Experimental II do Curso de Engenharia de Materiais ministrada pelo professor Erlon Mendes.

CRICIÚMA, 2015

LISTA DE TABELAS

Tabela 01: Materiais e reagentes        

Tabela 02: Dados experimentais        

Tabela 03: Apresentação dos resultados obtidos.        

Tabela 04: Comparação dos resultados        


SUMÁRIO

1 Introdução        

2 objetivos        

3 revisão bibliográfica        

3.1 REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO        

3.2 EQUAÇÕES TERMOQUÍMICAS        

3.3 ENTALPIA        

3.4 CONCENTRAÇÃO MOLAR (M)        

4 procedimento experimental        

5 resultados e discussões        

6 conclusão        

Referências bibliográficas        

[a]

[b]

        


1 Introdução

Em química inorgânica é comum encontrar como base de estudos três grandes pilares que permitem a compreensão microscópica: os ácidos, os sais e as bases.

O estudo destes é fundamental, seja pelo início da compreensão da parte orgânica, mas principalmente para a compreensão de como se comportam as moléculas e como reagem entre si em diferentes situações e meios, por exemplo, neste relatório, como acontece à dissociação iônica do íon de hidrogênio do ácido clorídrico e da hidroxila do hidróxido de sódio, que por meio de atração eletrônica formam a água e o comum sal de cozinha (NaCl).

Dentre os fatores que alteram a reatividade das moléculas (como reagem entre si) é a temperatura, por isso levou-se em conta fatores tais como capacidade térmica do recipiente e o calor envolvido na neutralização da reação ácido-base.

0[c],2


2 objetivos

Determinar a reação ocorrida entre o ácido clorídrico (HCl) e a base hidróxido de sódio (NaOH), obtendo como produtos sal e água, e também o calor neutralização desta reação.

0[d],0


3 revisão bibliográfica

3.1 REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO

É aquela reação que ocorre entre um ácido e uma base. De modo geral, as reações ácido-base em meio aquoso produzem o sal e a água. O sal é um composto iônico constituído por um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH- (CHANG,2010):

Ácido + base → Sal + água

3.2 EQUAÇÕES TERMOQUÍMICAS

Quando uma reação química se realiza a pressão constante, a quantidade de calor liberado ou absorvido é expressa pela variação da entalpia do sistema. Isto é chamado usualmente de calor de reação (q), ou entalpia da reação e é representado por ΔΗ, com sinal algébrico índia se a reação é endotérmica ou exotérmica. Endotérmica o sinal é positivo e exotérmica com sinal negativo (RUSSELL, 2012).

As reações exotérmicas são aquelas que liberam energia em forma de calor. Em uma reação exotérmica, a entalpia dos produtos é menor que a entalpia dos reagentes pelo fato de que parte da energia contida dos reagentes foi liberada em forma de calor, quando eles se transformaram em produtos. De acordo com Reis (2014):

Reação exotérmica: H reagentes > H produtos

Já as reações endotérmicas são aquelas que absorvem energia na forma de calor. Nas reações endotérmicas a entalpia dos produtos é maior que a entalpia dos reagentes, pois uma quantidade de energia é absorvida da forma de calor pelos reagentes e durante a reação fica contida nos produtos. A reação endotérmica é representada:

H reagentes < H produtos (REIS, 2014)

3.3 ENTALPIA

Segundo Atkins, 2012: “É a energia total de um sistema quando se mantêm a pressão constante”.

Grande parte das reações químicas consiste em processos a pressão constante, nestes casos pode-se igualar a troca de calor à variação da entalpia. Para qualquer reação do tipo:

Reagentes → Produtos

Com isso define-se a variação de entalpia, denominada entalpia de reação (ΔH), ou seja, entalpia de reação é a diferença entre as entalpias dos produtos e as entalpias dos reagentes (Chang, 2010):

ΔH° = H(produtos) – H(reagentes)

A entalpia padrão de reação, ΔΗº, é a entalpia de reação quando os reagentes, em seus estados padrão, transformam-se em produtos, também em seus estados padrão. Pode ser também a entalpia padrão da reação por mol de fórmula unitária da formação de uma substância a partir de seus elementos na sua forma mais estável. Para calcular a entalpia padrão de formação, deve-se calcular a entalpia da reação de formação de todos os produtos a partir de seus elementos, depois calcular a entalpia da reação de formação de todos os reagentes também partir de seus elementos, a diferença entre esses dois totais é a entalpia padrão da reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (215.2 Kb)   docx (585.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com