A Disposição Geral sobre Forro Falso
Por: Paulo Viana • 14/4/2019 • Trabalho acadêmico • 526 Palavras (3 Páginas) • 152 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
“Revestimento da face inferior da laje ou de telhados de modo a constituir a superfície superior de um ambiente fechado” (CUSTÓDIO, 2016 p. 2)
Os forros são um elemento cada vez mais presente devido a sua vasta gama de benefícios trazidos tanto no decorrer da obra quanto para a satisfação de seus compradores. Estes produtos afetam o ambiente em quesitos como luminosidade, propagação sonora e estética.
Os residentes a fim de adquirir seus imóveis, seja qual for a forma de aquisição, buscam a moradia que mais lhes agradem. Nesse caso, além das propriedades básicas de um apartamento ou casa, a qualidade estética do produto se faz necessária para sua escolha e um forro ajuda a transmitir essa sensação de uma forma única.
É possível classificar o forro em aderentes ou suspensos. os aderentes podem ser diferenciados por sua aplicação estar junto ao teto do cômodo, anexado nele. Já o forro suspenso, também conhecido como Forro Falso possui um espaço significativo entre ele e a cobertura do imóvel.
“São utilizados forros falsos, em placas removíveis, nas circulações intersetoriais, de modo que o acesso aos mesmos possa ser possível sem a interrupção das atividades rotineiras dentro dos setores”. (LEMOS, 2013 p.30)
O chamado forro falso é uma distinção daqueles comumentes utilizados que pode ser composto dos mesmos materiais. O forro falso tem a função de esconder eventuais dutos hidráulicos, o esquema elétrico e estrutural além de sua função inicial que é proteger o telhado ou cobertura. Esta utilidade é promovida devido a posição deste sob o teto, deixando espaço para passar materiais entre os dois elementos, pessoas que operam sua instalação e manutenção fora das vistas, na temperatura e na estética.
[pic 1]
Fonte: LEMOS, 2013 p.30
[pic 2]
Fonte: LEMOS, 2013 p. 30
Em primeiro lugar, o forro falso não se diferencia de um forro mais convencional apenas por sua diferença de altura. Ele pode ser criado a partir de materiais largamente utilizados na construção dos forros aderentes,podendo compartilhar as características deles. Ou seja, um forro de PVC será de fácil instalação e conservação ele sendo suspenso ou aderente.
Desta maneira, o forro falso pode ser aplicável aos mais diversos ambientes, desfrutando de seus benefícios desde que haja o planejamento certo e conhecimento adequado. O estilo ainda conta com a peculiaridade de não precisar dos elementos estruturais do cômodo onde se encontra devido a ele possuir os próprios elementos de fixação e de vedação.
Apesar de sua versatilidade de materiais ir de encontro a muitos casos de aplicação, o forro falso compartilha todas as propriedades do forro mais convencional devido a ele ser apenas um tipo de forro.
Eles podem ser de isopor, madeira, gesso, gesso acartonado, tecido, fibra mineral, metálicos, entre muitos outros casos.
Esta estrutura não é anexada a cobertura ou laje da habitação onde se encontra. ela precisa ligar-se ao teto por meio de cabos metálicos ou subestruturas de madeira. isso a deixa mais vulnerável a resistir às cargas. Desta maneira, ela pode quebrar ou se separar em vários pedaços.
...