A ELETRICIDADE ESTÁTICA
Por: 2319 • 5/6/2015 • Relatório de pesquisa • 431 Palavras (2 Páginas) • 523 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Guarulhos
2014
AMANDA DE JESUS SOUZA RA: 7297605586 EGPS 3A
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Introdução
O primeiro gerador surgiu em 1931, criado pelo físico americano Robert Jemison Van de Graaff.
O dispositivo que leva o nome de seu criador tem a capacidade de produzir voltagens altas de 20 milhões de Volts. Van de Graaff o criou afim de fornecer alta energia necessária para aceleradores de partículas, servindo de uso na física, medicina, indústrias e laboratórios para demonstrações de eletricidade.
Os geradores são dispositivos eletrostáticos de corrente constante, ou seja, quando uma carga é colocada no gerador à amperagem é a mesma, apenas a tensão que varia com a carga.
Quando um objeto aterrado se aproxima da esfera a voltagem diminui, entretanto a corrente permanece a mesma. Existem dois tipos de geradores de Van de Graaff, um deles é carregado com uma fonte de energia de alta voltagem e o outro se utiliza correias e cilindros.
Desenvolvimento prático
A experiência ocorreu utilizando um gerador de Van de Graaff com os seguintes materiais:
- Motor;
- Cilindros;
- Correia;
- Terminal de saída (metal de alumínio);
- Torniquete.
Quando o motor é ligado o cilindro inferior começa a girar a correia feita de borracha, que resulta na produção de cargas positivas e negativas. Pelo fato do silicone ser mais negativo que a borracha o cilindro inferior absorve os elétrons.
As cargas negativas repelem os elétrons e tira as moléculas de ar próximas aos elétrons. Se durante o funcionamento um objeto de metal for aproximado, será possível perceber leves descargas elétricas que ocorrem por conta da diferença de potencial.
O torniquete elétrico é feito de um conjunto de fios metálicos com pontas que dobradas em um mesmo sentido, cada ponta exerce uma carga negativa que juntamente com a molécula de ar produz o vento elétrico em torno de cada ponta.
Os íons positivos e as moléculas de ar ao se chocarem com as pontas dobradas do torniquete exercem uma força que é capaz de coloca-lo em movimento de rotação em sentido contrário ao das pontas.
Conclusão
Conclui-se que o gerador de Van de Graaff é utilizado para desfazer o equilíbrio eletrostático quando o número de prótons em um átomo é igual ao número de elétrons. Seu funcionamento baseia - se no fato de que um condutor carregado, quando colocado em contato com a superfície interna de outro condutor oco, tem sua carga disponível passada para a superfície externa.
...