A ELETRÔNICA ANALÓGICA
Por: Ayran Geremias • 2/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.835 Palavras (8 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO
Engenharia de Controle e Automação
LISTA DE EXERCÍCIOS
ELETRÔNICA ANALÓGICA
6ª Série
Matão-SP, 03 de Dezembro de 2014
ÍNDICE
ETAPA 3
Passo 1
Descreva 5 características dos metais.
Explique como ocorre a ligação metálica.
Defina o que é uma ligação metálica e cite o nome e a composição de 3 ligas metálicas importantes para a indústria.
Passo 3
Passo 5
A partir de quais minérios pode ser extraído o ferro.
Qual a principal aplicação para o cobre produzido no Brasil e no mundo.
Na opinião do grupo, qual processo é mais fácil para ser executado, extrair ferro ou cobre? Justifique.
Passo 6
ETAPA 4
Passo 1
Passo 2
Passo 3
Passo 4
Referências bibliográficas
ETAPA 3
Passo 1
Descreva 5 características dos metais.
Bons condutores elétricos – usados para a fabricação de fios elétricos;
Bons condutores térmicos – usados na fabricação de utensílios de cozinha, ferros elétricos, etc. (vale ressaltar que os melhores condutores de eletricidade também são os melhores condutores térmicos);
Apresentam brilho e cor típicos – uma superfície metálica bem polida tem aspecto tipicamente brilhante; normalmente, possuem cor branca prateada, pois refletem bem todas as frequências de luz;
Podem ser entortados – alguns são mais duros, outros mais moles, porém, uma propriedade típica dos metais é sua flexibilidade;
Resistência ao calor – com exceção do mercúrio, todos os outros metais se encontram no estado sólido à temperatura ambiente, e geralmente possuem altas temperaturas de fusão e ebulição.
Explique como ocorre a ligação metálica.
Os átomos de um elemento metálico encontram-se dispostos numa estrutura regular, onde os núcleos dos elétrons das camadas mais próximas permanecem basicamente estáticos, enquanto os elétrons de valência, das camadas mais externas, podem movimentar-se entre os núcleos. Essa movimentação explica a condução térmica e elétrica, facilitada pela possibilidade de movimentação de cargas na estrutura do metal. A ductilidade e a maleabilidade são explicadas pelo fato de não haver ligações rígidas entre os átomos de metais como num sólido cristalino covalente, como o diamante, ou fortes atrações de carga como num sólido iônico, possibilitando à estrutura metálica adaptar-se ao efeito da aplicação de pressão. Há grande variedade nessa mobilidade atômica nos metais, chegando a extremos como o mercúrio, metal líquido à temperatura ambiente, ou o titânio, metal extremamente duro.
Defina o que é uma ligação metálica e cite o nome e a composição de 3 ligas metálicas importantes para a indústria.
Uma liga metálica é a mistura de dois ou mais metais ou de metais com não metais, mas sempre com predominância dos primeiros. As ligas podem ser formadas pela mistura dos metais no estado líquido e posterior resfriamento.
Três ligas metálicas importantes são: Aço (ferro e carbono), Aço inoxidável ( ferro, carbono, níquel e crômio) e Solda (chumbo e estanho).
Passo 3
O ferro é encontrado na natureza maioritariamente na forma de Fe3O4, Fe2O3, FeO (OH) e FeCO3. É obtido por redução de óxidos de ferro em atmosferas fortemente redutoras, utilizando frequentemente carvão. O processo mais comum implica a redução do ferro a alta temperatura, nos altos fornos, utilizando carvão como combustível para a produção de calor e como fonte de espécies redutoras, que vão converter os óxidos de ferro em ferro fundido. O processo descrito envolve também a adição de carbonato de cálcio para remoção de impurezas.
O ferro fundido, pela forma como é produzido, contém cerca de 3% de carbono e ainda vestígios de enxofre, silício manganês e fósforo, e constitui a matéria-prima para a produção de aço. Apesar do ferro fundido não ser tão resistente como o aço, sendo substancialmente mais barato, possui muitas aplicações, podendo ser utilizado, também, em ligas com outros metais como o níquel ou magnésio.
O elemento em estudo tem uma grande quantidade de aplicações, particularmente na forma de aço, sendo o metal mais utilizado a nível mundial. As suas utilizações vão desde pequenas peças, como chaves de parafusos, pregos ou martelos, até aplicações de grandes dimensões como navios ou estruturas metálicas para pontes e edifícios.
Dada a sua reatividade química os objetos de ferro estão sujeitos a corrosão, reagindo com o oxigénio atmosférico ou dissolvido na água (no caso de barcos) produzindo a conhecida ferrugem. A resistência à ferrugem das peças de ferro pode ser melhorada por uma variedade de técnicas que podem ir do recobrimento com metais protetores como o estanho ou o zinco até à utilização de ligas com outros metais, como níquel ou o tungsténio. O aço conhecido como aço inoxidável é uma liga com crómio e níquel que, na sua forma mais comum contém 18 % de crómio e 8 % de níquel (o chamado aço 18-8).
...