A ENERGIA EÓLICA E SUA GERAÇÃO
Por: joaomanoel__ • 14/3/2016 • Resenha • 1.004 Palavras (5 Páginas) • 557 Visualizações
Geração de Energia – Eólica
FACULDADE DE TECNOLOGIA SANTO ANDRÉ
GERAÇÃO DE ENERGIA - EÓLICA
RESUMO
As fontes de energias renováveis na maioria das vezes são limpas, como a eólica, e têm um curto prazo de renovação, o que não é caso do petróleo e dos outros combustíveis fósseis. Elas vêm com grandes perspectivas e com capacidade de substituir as energias sujas. Essas fontes podem ajudar, e muito, quando se trata de emissão de gases do efeito estufa e impactos ambientais.
Palavras-chave: Energias renováveis. Energia Eólica. Efeito estufa. Impactos ambientais.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO..........................................................5
- DESENVOLVIMENTO.................................................6
- A ENERGIA EÓLICA E O SEU SURGIMENTO...............6
- VANTAGENS E DESVANTAGENS...............................7
- CONCLUSÃO........................................................8
- REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS...................................9
1. INTRODUÇÃO
Ações governamentais e atuações da sociedade organizada diante dos problemas ambientais e busca por soluções afim de evitar um desastre maior, é um desafio. Energia renovável é toda energia produzida através de fontes oriundas da natureza. O recurso é ilimitado, e sendo administrado com cuidado podem durar indefinidamente causando poucos impactos ao meio ambiente. Por meio disso tornou-se uma das matrizes energéticas do mundo moderno e também assunto discutido de âmbito global. A energia eólica, que é uma fonte renovável, surgiu já na antiguidade como um dos meios atenuantes das futuras possíveis catástrofes e para produzir energia utilizando recursos naturais que são benéficos para o homem em termos econômicos, políticos e sociais, além de não agredir ao meio ambiente. Mas na época o intuito era completamente de subsistência econômica da agricultura com a ausência do pensamento sustentável.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 A ENERGIA EÓLICA E O SEU SURGIMENTO
A energia eólica é gerada a partir da força dos ventos. Trata-se de uma fonte de energia limpa e renovável a curto prazo, ou seja, ilimitada nos lugares favoráveis à sua produção e não lança gases poluentes na atmosfera, diferentemente dos combustíveis fósseis, como por exemplo o petróleo que alguns pesquisadores e cientistas já preveem uma provável extinção ou escassez do mesmo, e o carvão mineral que já foi uma fonte de energia bastante utilizada à alguns anos e que hoje não se utiliza com tanta frequência visto o grande mal que ele causa na sua combustão com a emissão de gás carbônico(CO2) e dióxido de enxofre(SO2), este provoca as chuvas ácidas que corroem materiais e destroem plantações e aquele que é o principal intensificador do chamado efeito estufa. Um dos métodos mais antigos e utilizados pela humanidade para produção de energia é a força do vento. Assim a energia eólica é uma adaptação dos moinhos de vento utilizados na antiga Pérsia do século V para bombear a água para irrigação ou para moer os cereais. Desde então os princípios básicos para mover um moinho de vento não mudaram: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira em um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade, aero gerador). No Brasil, a energia eólica foi utilizada primeiramente em Fernando de Noronha e em 2005 o parque eólico se estendeu significativamente. Vários estados brasileiros como o Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e, principalmente, o Ceará já utilizam a energia eólica em abundância para abastecer milhares de residências. O Brasil não se destaca em produção e pesquisa de energia eólica, contudo tem o maior parque eólico da América Latina, que está localizado na cidade de Osório, no estado do Rio Grande do Sul.
...