A EVOLUÇÃO DO VALOR ADICIONADO
Por: Rafael Campos • 14/7/2021 • Artigo • 7.324 Palavras (30 Páginas) • 110 Visualizações
EVOLUÇÃO DO VALOR ADICIONADO - ESTUDO DE CASO EM LARANJEIRAS DO SUL/PR
Eloiza Dal Pozzo Chibiaqui 1, João Arami Martins Pereira 2, Rafael Flores de Campos 3
1 Aluna do Programa de Doutorado Interinstitucional (PTI-UNIOESTE) em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, superelo@gmail.com;
2 Aluno do Programa de Doutorado Interinstitucional (PTI-UNIOESTE) em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ampeco1954@yahoo.com.br
3 Aluno do Programa de Doutorado Interinstitucional (PTI-UNIOESTE) em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, rafaelcampos_@hotmail.com;
RESUMO: O valor agregado é um instrumental que consegue mensurar o valor acrescentado por um agente econômico. O valor agregado demonstra o valor empregado aos bens e serviços ao serem transformados no processo produtivo, na perspectiva de garantir a satisfação da demanda final, ou melhor, em função de atender as necessidades dos agentes econômicos. Neste sentido o presente estudo tem por objetivo descrever a evolução do Valor Adicionado no município de Laranjeiras do Sul - PR, no exercício de 2007 a 2016. Dessa forma, quanto a metodologia no que tange aos objetivos, a pesquisa se classifica como descritiva. Quanto aos procedimentos na coleta de dados, a mesma se caracteriza como documental. Diante do principal resultado evidencia-se que o índice da quota parte municipal do ICMS, passa a compensar esses aspectos e distribui um valor importante, que vem a contribuir com a arrecadação municipal, proporcionando maior crescimento em infraestrutura social e consequentemente em desenvolvimento econômico e social.
Palavras-chaves: valor agregado, demonstração do valor adicionado, finanças públicas, desenvolvimento econômico.
ABSTRACT: Value added is an instrument that can measure the value added by an economic agent. Value added demonstrates the value of goods and services when they are transformed into the production process, with a view to guaranteeing the satisfaction of the final demand, or rather, to meet the needs of the economic agents. In this sense, the present study aims to describe the evolution of Value Added in the municipality of Laranjeiras do Sul - PR, in the period from 2007 to 2016. Thus, regarding the methodology with regard to the objectives, the research is classified as descriptive. As for the procedures in data collection, it is characterized as documentary. In view of the main result, it is evident that the municipal share index of the ICMS, compensates these aspects and distributes an important value, which contributes to the municipal collection, providing greater growth in social infrastructure and consequently in economic and social development.
Keywords: added value, demonstration of added value, public administration, economic development.
1. INTRODUÇÃO
Em um cenário de rápida informação, a busca pela eficiência e desempenho econômico ocasionou um desafio à gestão pública diante da temática evolução do valor agregado municipal, que de uma forma direta refere-se à subtração entre o valor das saídas e das entradas de mercadorias, agregando ainda as prestações de serviços de transportes e comunicações (ROSSETTI, 2008). Na ótica da teoria macroeconômica, corresponde aos valores dos bens e serviços gerados por uma determinada economia, após a dedução dos gastos com insumos adquiridos de terceiros (bens e serviços da demanda intermediária, entre outros insumos), destinados à produção. Numa perspectiva microeconômica, no caso de uma determinada empresa, o valor adicionado é a inserção de inovações, valores, diferenciar aquilo que é colocado no mercado pela demanda intermediária numa economia qualquer, classificado por um setor específico e uma atividade ou processo para a produção de um produto ou prestação de um serviço (ROSSETTI, 2008).
Nas mutações rápidas de mercado, vislumbrado pela globalização advinda com o sistema predominante capitalismo, são diversas as transformações políticas, econômicas e sociais, que consequentemente toda a sociedade e a economia são afetadas diretamente, considerando que a competitividade e a profissionalização tornam-se um divisor de águas para sobrevivência dos empreendimentos e dinamismo econômico. Neste sentido é essencial o acompanhamento da tendência e evolução, atualização dos padrões, considerando a constante reinvenção conjugada com a inovação no ambiente empresarial, considerando não apenas os interesses pessoais do empreendedor, mas vislumbrando o potencial dinamizador para a economia diante da interrelação entre todos os agentes da economia e da sociedade (SCHUMPETER, 1982). Partindo deste pressuposto, insere-se a análise da Demonstração do Valor Adicionado, visando a possibilidade de perceber a contribuição econômica de cada segmento econômico.
Neste sentido, o valor adicionado apresenta-se como um instrumental que consegue mensurar o valor acrescentado por um agente econômico. O valor agregado demonstra o valor empregado aos bens e serviços ao serem processados durante a produção, na perspectiva de garantir a satisfação da demanda final, ou melhor, com a finalidade de atender as necessidades dos agentes econômicos (VIEIRA, 2010).
O presente estudo objetiva descrever o desenvolvimento do valor adicionado no município de Laranjeiras do Sul - PR, no período de 2007 a 2016. Para que consiga atingir este objetivo principal é necessário desagregar em objetivos específicos, partindo de (a) descrever o conceito e as variáveis participantes do valor adicionado, assim como (b) pesquisar dados referentes a colaboração de grupos de atividades para a geração do índice da QPM-ICMS, ainda, (c) demonstrar a evolução de cada setor produtivo do município, e por fim, (d) apresentar a discussão e análise dos resultados.
Então, a questão que se levanta é: Qual é a progresso do valor adicionado no município de Laranjeiras do Sul - PR, no período de 2007 a 2016?
Esta pesquisa, justifica-se pela escassez de estudos com o escopo do Valor Adicionado e oportuniza esse trabalho para uma contribuição no campo teórico no meio acadêmico. Busca-se obter um estudo para maior conhecimento sobre a colaboração das atividades da estrutura produtiva do município de Laranjeiras do Sul, podendo observar quais atividades possuem maior e menor encadeamento, observando as principais atividades produtivas que podem promover o desenvolvimento econômico e assim com possibilidade de fomentar políticas públicas para aproveitar os potenciais dos mesmos e pensar soluções para atividades mais deficitárias.
...