A Economia Para Engenharia
Por: Júlia Ferreira • 5/3/2017 • Trabalho acadêmico • 489 Palavras (2 Páginas) • 1.566 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
JÚLIA DOS SANTOS FERREIRA - 205942012
PORTFÓLIO 1
Guarulhos
2016
JÚLIA DOS SANTOS FERREIRA
PORTFÓLIO 1
Economia para Engenharia
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção Faculdade ENIAC para a disciplina de Economia para Engenharia
Prof. Jaime Roque Jaimes Martins
Guarulhos
2016
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
1- Relacione o equacionamento do problema econômico fundamental (escassez de recursos) com o sistema de preços vigente nas economias de mercado (capitalistas) e com a alternativa de planejamento centralizado.
Resp: A escassez de recursos esta sendo um dos principais problemas econômicos, pois as necessidades humanas cada vez mais vem crescendo tendo limitações para resolver as mesmas, com isso a economia tende a diminuir e crescer a escassez de recursos.
2- Como você considera ser possível conciliar a livre iniciativa e busca de lucro empresarial com as necessidade ambientais e a preservação da concorrência?
Resp: Com o mercado em sempre expansão e cada vez mais concorrentes, a conciliação ela não só é possível como necessária para a sobrevivência no mercado.
QUESTÃO PARA REVISÃO
1- O problema econômico fundamental é :
a) a pobreza
b)o controle da produção
c)a escassez de recursos
d) o governo
e) a corrupção
resp: C
2- Assinale a afirmativas verdadeira:
a) os mercados possibilitam a organização da sociedade com equidade, pois o nível de bem-estar depende dos salários arbitrados pelo governo.
b)Economias centralmente planificadas operam mais eficientemente devido á racionalidade das principais decisões.
c) Fatores de produçãox(trabalho e capital), firmas, consumidores, governo e instituições (jurídicas , políticas e sociecomicas) constituem os principais elementos do sistema econômico de mercado.
d)Em uma economia de mercado, a racionalidade de firmas e de consumidores é suficiente para dispensar e existência de sólidas instituições, que são necessários em economias centralmente planificadas.
e) O poder de mercado de grandes firmas, que possibilita influenciar de forma significativa os preços, pode ser eliminado pela concorrência capitalista.
...