Palestra: Economia e Engenharia
Por: Isaque Florencio • 27/5/2015 • Resenha • 437 Palavras (2 Páginas) • 651 Visualizações
Palestra : Economia e Engenharia
Conforme informações do IPEA (instituto de pesquisas Aplicadas), se o Brasil crescer 4% ao ano, será necessário o triplo de engenheiros existentes hoje no mercado. Essa necessidade poderá ser um limitador para o cresimento nacional.
O Brasil possui muitos indicadores ruins na gestão publica e na carência de infrainstrutura, o que gera um gargalo no desenvolvimento do País.
O IPEA realizou três cenários diferentes em um estudo sobre o crescimento da economia nacional e sua respectiva demanda de profisionais de engenharia. Entre a previsão mais pessimista e a mais otimista, o número de engenheiros necessários, varia de 658 mil a 1,3 milhão respectivamente até 2020.
Para conseguir atender essa demanda, existem muitos defeitos de natureza cultural que precisam ser resolvidos, como falta de planejamento a longo prazo, falta de cultura de manutenão de bens publicos e privados, muita corrupção em todos os setores, falta aplicação da ciência e técnicas de Engenharia, arquitetura, urbanismo e geologia, enfim, falta um projeto de nação:
O que um país quer ser daqui 30 anos?
O número de conclusões de cursos de engenharia cresceu 138,4% entre 2000 e 2010, porém este número poderia ser maior, pois cerca de 57% dos estudantes de engenharia no Brasil desistem, e grande parte dos engenheiros formandos não trabalham na área e vão exercer outra profissão.
Outro fator que segundo o IPEA, é um possível entrave para o desenvolvimento econômico do País é a baixa idade dos profissionais recém formados em engenharia, o que faz necessário a qualificação constante dos profissionais.
Por isso é importante o profissional de engenharia estar atento às constantes mudanças do mercado de trabalho e o perfil exigido para a atividade.
As principais habilidades e competências exigidos ao profissional de engenharia e características que o estudante de engenharia deve buscar são:
- Ser capaz de atuar em equipes multidisciplinares, onde cada um na equipe possui um conhecimento específico, formando assim um time mais forte;
- Estar convencido da realidade da educação continuada. Mesmo após a conclusão do curso de engenharia, se faz necessário continuar estudando e se aperfeiçoando.
- Ser capaz de projetar e conduzir experimentos e interpretar seus resultados;
- Ser capaz de se comunicar efetivamente nas modalidades oral e escrita. Um profissional que não sabe se expressar não terá um futuro promissor no mercado de trabalho;
- Ser capaz de entender o impacto das soluções de engenharia no contexto socioambiental;
- Ter iniciativa de fazer e de realizar na prática;
- Ser capaz de utilizar a informática como instrumento ao exercício de engenharia. TI já é considerado como BI = Business Inteligence;
- Ser capaz de gerenciar e operar sistemas complexos de engenharia. Isto inclui também a capacidade de gerenciar pessoas.
...