TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletrificação da Matéria

Por:   •  6/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Eletrificação da matéria

RESULTADOS

Para a realização do experimento, foi necessário a utilização dos seguintes materiais: Eletroscópio, um bastão e um saco plástico. Para obter com sucesso os resultados esperados, tinha-se que atritar o saco plástico com o bastão, para saber o momento em que parar, o bastão teria que ficar um pouco quente no local onde foi atritado. Após feito a eletrificação, coloca-se o bastão próximo da superfície do eletroscópio e verifica o que acontece com as suas folhas. Também foi necessário colocar o bastão em contato com a superfície do eletroscópio e documentar. Após feito o experimento, foi necessário descarregar o bastão, para isso coloca-se a mão em contato com o bastão e após isso coloca o bastão novamente em contato com o eletroscópio, e documentando o ocorrido.

Pode-se perceber que ao fazer a eletrização do tubo ao fazê-lo chegar perto (não encostar) - eletrizando por indução - na cabeça do parafuso do eletroscópio as folhas se mexem e se movem não bruscamente, ou seja, as cargas do mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as duas folhas metálicas. Como as cargas estão carregadas com o mesmo sinal, elas tendem a se afastar. (Cargas com o mesmo sinal se repelem). Porém ao fazer contato com o parafuso as folhas se mexem bruscamente e ficam levantadas enquanto tiver contato entre o bastão e a cabeça do parafuso do eletroscópio.

Além disso, ao passar a mão no bastão, ocorre o descarregamento do mesmo, ou seja, a mão está fazendo o papel do fio Terra e ao encostar o bastão no eletroscópio percebe-se que nada acontece, pois o bastão não está eletrificado. Lembrando que o eletroscópio não mostra quais são as cargas que o corpo apresenta (se é negativo ou positivo), pois os esmos possuem mesmo comportamento, abrindo as lâminas.

Imagem do Eletroscópio de Alumínio utilizado no experimento

DISCUSSÃO

O homem, desde o início já convivia com fenômenos elétricos tais com o raio e o relâmpago. Tales de Mileto no século VI a.C. percebeu que o âmbar, ao ser atritado com um tecido qualquer ou com a pele de animal atraia pequenos fragmentos de palha, fios de cabelos e outros objetos leves. Anos depois, após vários estudos, perceberam verificaram que outros objetos após serem atritados também poderiam atrair objetos mais leves. Esse fenômeno é a eletrificação: os corpos que depois de atritados atraíam objetos leves são denominados de corpos eletrizados ou carregados de eletricidade. Vários experimentos comprovam que entre dois corpos pode ocorrer a atração ou a repulsão.

Eletrizar significa promover um excesso de elétrons ou de prótons em um corpo eletricamente neutro. Esse processo pode se dar por 3 tipos: por atrito, por contato ou por indução. Por atrito é comum que a temperatura dos materiais atritados aumente, pois, as partículas na superfície de atrito ficam mais agitadas. Devido a essa agitação os elétrons da superfície destes materiais se desprendem com facilidade fazendo com que um corpo fique com falta de elétrons e o outro fique com acúmulo de elétrons. Por contato quando um corpo neutro entra em contato com outro eletrizado, ele captura parte de sua carga em excesso e se eletriza, é mais eficiente nos condutores. Produzindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com