A Eletronica e robótica
Por: Acaciocosta1989 • 20/9/2018 • Trabalho acadêmico • 5.905 Palavras (24 Páginas) • 199 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
UniEvangélica
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ELETRÔNICA E ROBÓTICA
Anápolis
Maio – 2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS [pic 1]
UniEvangélica
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ELETRÔNICA E ROBÓTICA
JORGE EMANUEL ALMACINHA
Orientador
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Anápolis- UniEvangélica para avaliação parcial da disciplina Eletrônica e robótica.
Anápolis
Maio – 2018
Sumário
Resumo 2
1 Introdução 3
2 Objetivo Geral 4
2.1 Objetivo Específico 4
3 Metodologia 5
4 Justificativa 6
5 Fundamentação Teórica 7
6 Funcionamento Atual 8
7 Conclusão 13
8 Referências Bibliográficas 14
Cronograma 15
Resumo
Este projeto consiste na automatização de uma caldeira a lenha antes operada manualmente, visando componentes previamente escolhidos como software, CLP sensores e válvulas solenoides.
Com o uso dos softwares de programação de um CLP, em lógica Ladder, é possível realizar a operação automatizada da planta de modo continuo para aumento do nível de segurança, serão tomadas precauções durante a elaboração do programa do CLP, que garantirá um inter-travamento eficiente.
1 Introdução
Ao longo de toda o desenvolvimento industrial, tendo o avanço eletroeletrônico desempenhado papel significante para as conquistas do mundo informatizado os controladores lógicos programáveis CLP contribuem à modernização, facilitando os mais variados processos. Neste trabalho como aplicação de CLP aplicar-se-á a automatização de uma caldeira a lenha, contendo várias etapas para a implantação de todo sistema de controle.
Na realização de um projeto de automação e supervisão deve-se primeiramente visualizar quais as variáveis que serão utilizadas no processo, ou seja, atentar-se para as possíveis condições de usabilidade no sistema geral. Para isso foi estudado o objeto a ser controlado no intuito de entender profundamente o funcionamento do seu processo produtivo.
Estudando o processo de maneira detalhada, foram feitas escolhas das válvulas, CLP, Sensores de nível, entre outros, visualizando o projeto como um todo.
Sendo assim houve inicialmente a etapa de estudo de funcionamento da caldeira, com isso obtivemos entendimento do processo, tornando a automatização essencial.
Realizamos também um estudo prévio dos controladores lógicos programáveis (CLP), para uma boa utilização das lógicas de controle, garantindo uma melhor utilização destes equipamentos.
A escolha dos equipamentos é considerada uma das partes mais importantes (se não a mais importante) do processo de automatização, tanto para a aferição das grandezas físicas requeridas para o controle de maneira precisa, mas também para que proporcionem uma segurança na operação da máquina, seguindo alguns critérios para suas escolhas.
Os critérios utilizados foram os instrumentos mais disponíveis e viáveis existentes no mercado, equipamentos para realizar inter-travamentos eletromecânicos, garantindo assim o aumento no nível de segurança, tanto dos equipamentos quanto dos operadores.
2. HISTÓRICO
Os Controladores Lógicos Programáveis (CLP’s) foram desenvolvidos na década de 60, nos Estados Unidos, com a finalidade de substituir painéis de relés que eram muito utilizados nas indústrias automobilísticas para executar controles baseados em lógicas combinacional e sequencial. Por serem eletromecânicos, os relés que eram utilizados nos dispositivos de controle apresentavam diversas desvantagens como problemas nos contatos, desgastes devido ao contato repetitivo, dificuldade na modificação da lógica de controle e necessidade de manutenções periódicas.
A GM (General Motors), montadora americana de automóveis, tinha dificuldade em atualizar seus sistemas automáticos de montagem, pois sempre que mudava um modelo de automóvel ou método de produção, os técnicos passavam horas e até mesmo semanas fazendo alterações em painéis de controle, mudando fiação e instalando mais relés, algo que trazia à empresa grande ociosidade e baixa produtividade. Diante desses e outros inconvenientes, e com a evolução dos processadores, a GM desenvolveu o primeiro projeto de CLP para automatizar de forma eficiente os processos em sua linha de montagem.
A partir deste momento, várias outras indústrias adotaram CLP’s em suas linhas de produção e nos anos seguintes, com a aceleração de tecnologias eletrônicas os controladores lógicos programáveis foram cada vez mais difundidos.
A ideia inicial do CLP foi de um equipamento com seguintes características resumidas:
1. Facilidade de programação;
2. Facilidade de manutenção com conceito plug-in;
3. Alta confiabilidade;
4. Dimensões menores que painéis de Relés, para redução de custo
5. Preço competitivo;
6. Expansão em módulos;
7. Mínimo de 4000 palavras na memória.
Podemos didaticamente dividir os CLP's historicamente de acordo com o sistema de programação por ele utilizado:
1ª Geração: Os CLP's de primeira geração se caracterizam pela programação intimamente ligada ao hardware do equipamento. A linguagem utilizada era o Assembly que variava de acordo com o processador utilizado no projeto do CLP, ou seja, para poder programar era necessário conhecer a eletrônica do projeto do CLP. Assim a tarefa de programação era desenvolvida por uma equipe técnica altamente qualificada, gravando-se o programa em memória EPROM, sendo realizada normalmente no laboratório junto com a construção do CLP.
...