A Engenharia de Qualidade
Por: bafigueredo • 8/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.453 Palavras (6 Páginas) • 358 Visualizações
Sumário
Introdução 2
ETAPA 1 3
Passo 1 3
Passo 2 3
Passo 3 3
ETAPA 2 4
Passo 1 4
Passo 2 4
Passo 3 4
ETAPA 3 5
Passo 1 5
Passo 2 5
Passo 3 6
ETAPA 4 7
Passo 1 7
Passo 2 8
Passo 3 8
ETAPA 5 10
Passo 1 10
Passo 2 11
Passo 3 11
Anexo I 12
ETAPA 6 13
Passo 1 13
Passo 2 (Anexo II) 14
Passo 3 15
Conclusão 16
Bibliografia 17
Introdução
Este ATPS tem a pretensão de auxiliar os alunos no aprendizado da matéria lecionada em sala de aula, sendo este um pequeno resumo, tratando sobre o assunto da implantação de um Sistema de Gestão Integrada da Qualidade.
ETAPA 1
Passo 1
A empresa escolhida foi a Saúde Comércio de Bebidas Ltda., na qual o integrante do grupo Marco Aurélio Oliveira Pinto é familiar do proprietário. A empresa não é certificada e também nunca tentou buscar alguma certificação.
Passo 2
A empresa localiza-se na rua Antonio Fornaziero, número 111, Jardim Helena, na cidade de Americana/SP. A atuação da Saúde Comércio de Bebidas Ltda. é no ramo da logística de alimentos perecíveis, e a mesma é de pequeno porte, contando com quinze funcionários diretos e quatro indiretos. A empresa foi escolhida, pois nós teremos fácil acesso as informações que, geralmente em uma empresa de grande porte, são sigilosas. O contato na empresa é um dos sócios proprietários Carlos Alberto Lourenço.
Passo 3
A certificação buscada para essa empresa será a ISO 22000, a qual tem o intuito de evitar qualquer tipo de contaminação do produto e garantir que ele esteja seguro no momento do consumo, alinhar culturas, organizar metas e proporcionar indicadores de sucessos, estes devem integrar todo o processo de construção de qualidade.
Com esta certificação a empresa visa ganhar credibilidade com seus atuais clientes e buscar uma nova cartela de clientes, atendendo os requisitos dos mesmos. Os consumidores estão mais críticos e atentos, principalmente quando se trata de alimentos. As empresas que atuam neste ramo devem ser cada vez mais confiáveis e transparentes. A ISO 22000 é bastante abrangente e dinâmica, permite uma visão global da gestão da segurança de alimentos dentro de uma empresa, independente do porte. O benefício com a implantação é o aumento da confiabilidade e da robustez dos processos, que permite a redução de perdas e o aprimoramento da governança dos produtos disponibilizados para o consumo. Outro ponto de destaque é o desenho orientativo e não prescritivo deste esquema de padronização o que permite às organizações que se adequem sem a necessidade de grandes mudanças na sua cultura, sendo possível integrá-lo aos demais sistemas de gestão já instaurados.
ETAPA 2
Passo 1
Usando da ferramenta brainstorming, nos reunimos e pusemos em pauta as questões,
“Por que ter a certificação ISO?”; “Quais os benefícios e vantagens?”.
Ideias: A empresa passará mais credibilidade para seus clientes e a qualidade do serviço que presta, a ISO é sinônimo de qualidade no mundo. Procedimentos internos de redução de custo operacional, padronização e pessoas motivadas, reduz o stress do dia a dia, seus produtos terão mais procura no mercado que ela atua, portanto visará mais lucros. Ao implantar uma ISO, a empresa mostra ao colaborador que pensa no futuro, que não quer ficar estagnada no mercado, e acredita que melhorias devem ser realizadas e sugeridas continuamente. Assim, é muito provável que o profissional se sinta motivado a trabalhar melhor, rever conceitos, e abraçar as mudanças que a certificação acarreta. Isso traz melhorias nos processos internos da empresa, diminuindo retrabalho e desperdício, além de aumentar a qualidade do produto. As economias geradas podem ser investidas no desenvolvimento de novos produtos, em treinamento de pessoal, em uma reforma na sede (uma nova pintura ou a compra de novos móveis são percebidas de imediato).
Passo 2
Visando implantar as políticas do SGI e atingir seus objetivos indispensáveis para a obtenção de um ambiente de trabalho saudável, melhorias nos processos internos da empresa, diminuindo retrabalho e desperdício, As economias geradas podem ser investidas em novos produtos, em treinamento de pessoal, em uma reforma na sede.
Passo 3
Com várias ideias sobre a certificação buscada para essa empresa que será a ISO 22000, a qual tem o intuito de evitar qualquer tipo de contaminação do produto e garantir que ele esteja seguro no momento do consumo, alinhar culturas, organizar metas e proporcionar indicadores de sucessos, estes devem integrar todo o processo de construção de qualidade.
Com esta certificação a empresa visa ganhar credibilidade com seus atuais clientes e buscar uma nova cartela de clientes, atendendo os requisitos dos mesmos o benefício com a implantação é o aumento da confiabilidade e da robustez dos processos, e o aprimoramento da governança dos produtos disponibilizados para o consumo. A empresa mostra ao colaborador que pensa no futuro, que não quer ficar estagnada no mercado, e acredita que melhorias devem ser realizadas e sugeridas continuamente. Assim, é muito provável que o profissional se sinta motivado a trabalhar melhor, rever conceitos, e abraçar
...