Engenharia Da Qualidade
Pesquisas Acadêmicas: Engenharia Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viviangimenes • 26/2/2014 • 394 Palavras (2 Páginas) • 709 Visualizações
Quais aspectos legais e éticos devem ser observados em um estudo de benchmarking?
Por se tratar de troca de informações que muitas vezes envolvem conhecimentos ocultos da empresa, deve ater-se ao fato de obter conhecimento com ética e legalmente. "Com o propósito de se manter a ética no Benchmarking, a International Benchmarking Clearinghouse (IBC), a serviço do Americam Productivity and Quality Center (APQC), criou um Código de Conduta composto de oito princípios. Esse código passou a ser adotado no mundo todo como uma referência para a prática de Benchmarking e pode ser utilizado como exemplo de conduta." (documento citado no final da resposta)
São eles:
Princípio da legalidade - em suma busca evitar que informações obtidas com o benchmarking sejam repassadas sem uma autorização prévia, principalmente quando envolve segredos comerciais.
Princípio da troca - os parceiros devem trocar informações de mesmo nível de importância.
Princípio da confidencialidade - as informações nem a participação da empresa devem ser divulgadas publicamente.
Princípio do Uso - usar as informações obtidas com o benchmarking somente com o propósito de comparação e melhoria.
Princípio do Contato - respeitar a cultura do parceiro e atuar dentro dos procedimentos definidos previamente.
Princípio da Preparação - utilizar o tempo destinado para a troca de informações de maneira eficiente.
Princípio da Conclusão - cumprir os compromissos assumidos no prazo estabelecido e buscar a satisfação do parceiro.
Princípio da Compreensão e Ação - tratar o parceiro de benchmarking como ele deseja ser tratado e utilizar as informações obtidas da maneira que o parceiro permitir.
Esses princípios estão melhor descritos no documento: Orientador para prática de benchmarking - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Em que situações o Seis Sima é mais indicado? Por que?
A implantação da política Seis Sigma é mais indicada à empresas que têm como objetivo reduzir custo causados pela não qualidade, consequência da alta variação dos produtos, ou seja, do índice de capabilidade, pois o método gera uma diminuição das não conformidades, trabalhando com a variação do processo produtivo.
O que é capabilidade de um processo de fabricação e qual a consequência em não se avaliar e controlar a capabilidade de processos de fabricação?
Capabilidade de um processo é o índice de variação que o mesmo possui em produzir seus produtos/peças dentro das especificações.
Um processo que não possui o controle de capabilidade está sujeito à não produzir dentro das especificações gerando custos com falta de qualidade e ainda insatisfação nos clientes.
...