A Era das organizações sustentáveis
Por: Carolina Carvalho • 11/5/2018 • Trabalho acadêmico • 980 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
- A proposta de alternativa de desenvolvimento apresentada no RELATÓRIO BRUNDTLAND (1987) contém o conceito de Desenvolvimento Sustentável ou Sustentabilidade como um ponto central. Dê seu entendimento desta proposta; o que ela significa, uma vez adotada, paras as próprias organizações, de forma geral?
A maior dificuldade enfrentada pelas empresas, governo e sociedade como um geral é realizar a transição do modelo de desenvolvimento atual, para um modelo sustentável. Sendo assim esse relatório vem estabelecer parâmetros juntos simultaneamente com as dimensões ambiental, social, tecnológica, política, cultural e econômica, afim de haja um progresso sustentável. Ela estabelece normas que devem ser seguidas pelas empresas, governo, etc., para que se crie uma visão de planejamento e operação sustentável orientado em determinado prazo, afim de contemplar os problemas globais.
- A Sustentabilidade pressupõe a adoção de um paradigma próprio: o paradigma do desenvolvimento sustentável. Comente esse novo paradigma.
O paradigma do desenvolvimento sustentável é orgânico, holístico e sistêmico. A natureza é compreendida por um conjunto de sistemas inter-relacionados, assim, o todo é composto pela soma das partes e suas interações, além dos seres humanos sendo vistos como inseparáveis dos ecossistemas, por meio de uma relação de profunda sinergia e participação. O bem-estar deve ser avaliado pela qualidade das inter-relações entre sistemas ambientais e sociais, enquanto os limites tecnológicos devem ser definidos pelas relações de sustentabilidade dos sistemas naturais, sociais e econômicos. Requerem-se a postura preventiva, a fim de a maximizar os aspectos positivos e minimizar os impactos negativos de qualquer empreendimento. O que se pode ver é que as organizações estão cada vez mais preocupadas com esse novo paradigma e estão em busca de alcançar essa nova forma de desenvolvimento global, pois sabe-se que os indivíduos e o mercado estão cobrando essa conscientização e mudança, pois os resultados das ações inconsequentes do ser humano estão à vista, por toda a parte. Empresas estão se tornando responsáveis com relação a sustentabilidade não apenas porque existem leis ou normas, mas porque se preocupam com o futuro das próximas gerações. Já as organizações que não seguem essa cultura estão fadadas ao fracasso, pois esses aspectos atualmente são vistos como determinantes para a perpetuidade de uma empresa.
- Dá-se nome de “ecoeficiência” a uma nova filosofia para o gerenciamento estratégico, voltada para a “gestão da sustentabilidade” da Empresa, combinando... Complete. Em seguida explique, dê o seu entendimento, a respeito desta questão.
“A filosofia de gerenciamento estratégico voltada para a gestão da sustentabilidade da empresa combinado o desempenho ambiental, de modo a criar e promover valores com menor impacto sobre o meio ambiente, dá-se o nome de Ecoeficiência.”
No entendimento do grupo, a ecoeficiência quando adotada na gestão de uma empresa é uma forte e eficaz forma para a diminuição de desperdícios e maior preservação dos recursos ambientais, em vista que tal filosofia combina o desempenho econômico e o desempenho ambiental ao promover valores com menor impacto sobre o meio ambiente. A empresa deve ter métodos e objetivos para efetivar a redução de consumo de energia, a emissão de substâncias tóxicas e a redução do consumo de materiais com bens e serviços.
- Cite e explique cada uma das 7 práticas básicas que visam a implantação da “ecoeficiência”, conforme recomenda a “WBCSD” (World Business Coucil for Sustainable Development”).
A ideia da ecoeficiência se baseia no pensamento de que a redução de materiais e energia por unidade de produto ou serviço aumenta a competitividade da empresa, da mesma forma que reduz as pressões sobre o meio ambiente, seja como fonte de recurso, seja como depósito de resíduos (Barbieri, 2007).
1 Redução do consumo de materiais com bens e serviços;
2 Redução do consumo de energia com bens e serviços;
3 Redução da emissão de substâncias tóxicas;
4 Intensificação da reciclagem de materiais;
5 Maximização do uso sustentável de recursos renováveis;
...