TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Física Painel de Forças

Por:   •  26/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

No dia 16 de maio do ano de 2023, o grupo realizou a prática experimental utilizando os conceitos estudados na disciplina de física teórica, leis de Newton, utilizando o painel de forças para ver a ação na prática.

Por definição, as leis de Newton são as leis que fundamentam a base da Mecânica Clássica, estas são capazes de explicar a dinâmica que envolve o movimento dos corpos. Quando se abordam as leis de Newton, estuda-se que se a resultante das forças que atuam sobre um corpo for nula, esse corpo permanecerá em equilíbrio (inércia). Estando em repouso, o corpo encontra-se em equilíbrio estático.

Na Engenharia, o estudo da Estática fornece a base matemática para que edifícios, pontes, túneis e outros tipos de construções sejam realizados com sucesso. Para que um ponto material permaneça em equilíbrio estático, existe uma condição necessária e suficiente: ele deve ficar em repouso. Para que isso ocorra, a resultante das forças que agem sobre ele precisará ser nula (FR = 0).

Na partícula mostrada nesta figura 1, agem apenas três forças 𝑓1 , 𝑓2 e 𝑓3 . Conforme a condição de equilíbrio dos pontos materiais, a soma vetorial dessas forças, necessariamente, deve ser igual a zero.

Figura 1: Forças atuando sobre um corpo de massa esférico

Forças são definidas como grandezas vetoriais. Portanto, uma força apresenta módulo, direção e sentido e obedece às leis de soma, subtração e multiplicação vetorial da álgebra. Graficamente, pode-se decompor uma força 𝐹 pertencente ao plano xy em ambos os eixos cartesianos. Em outras palavras, é possível fazer a decomposição de em forças componentes perpendiculares, conforme representado na figura 2. Essa força foi decomposta em duas forças componentes sobre as direções perpendiculares x e y.

O objetivo do grupo com este experimento é aprender a colocar as forças em equilíbrio nos vários ângulos e massas propostas, e assim, conseguir fazer a leitura no dinamômetro a fim de saber o valor da força resultante do experimento. Por fim, depois de calcular cada ângulo e peso dos materiais, pudemos comparar o valor do módulo da força resultante e comparar com a força peso da massa proposta.

Ao colocar em ação o experimento, pudemos entender a importância de cada equipamento usado durante o processo. Além disso, verificamos na construção dos dados experimentais que a fórmula do seno (cateto oposto/hipotenusa) e cosseno (cateto adjacente/hipotenusa) seria essencial para obter as medidas necessárias para a construção da tabela. Para concluir, na prática o movimento pode não ser constante e sem variações, por conta que há fatores que influenciam no resultado do experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com