A FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO
Por: Higor Castler • 11/5/2020 • Trabalho acadêmico • 3.590 Palavras (15 Páginas) • 278 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Graduação de Engenharia Civil
FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.
Glaucia J. R. Demarco RA: T1500-J8
Turma: 10 EC0907
SÃO PAULO
1º semestre de 2020
FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.
Trabalho apresentado a Universidade Paulista como requisito da disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas 203V. Professor Coordenador: Marcus Reis.
SÃO PAULO
1º semestre de 2020
RESUMO
A Filosofia, a Matemática e a Física são ciências afins, pois estão interligadas, tanto nos quesitos exatos como evidenciar, testar e calcular, como nos quesitos humanos, como os pensamentos que buscam uma explicação e resolução para problemas e o reconhecimento para os diversos fenômenos naturais, desde os primórdios da civilização. Os primeiros matemáticos e físicos conhecidos datam do século 3 a.C. e as suas intenções eram a otimização e aperfeiçoamento de armas de guerra, meios de transporte e do trabalho braçal.
A Filosofia é o estudo que estuda problemas relacionados à existência, a Matemática estuda os números, suas constantes, variações, medidas, comprimentos, dentre outras e a Física estuda a natureza e seus fenômenos. Como praticamente são estudos que em certos pontos se entrelaçam, seus primeiros estudiosos abrangiam todos os aspectos como se fosse apenas um assunto.
Com o passar do tempo ou séculos, esses assuntos ficaram tão complexos que começaram a ser separados gradativamente e cada qual se tornou uma especialidade.
Para alguns casos, podemos estabelecer uma ordem: pensamos em um problema (Filosofia), tentamos achar um padrão para aquele problema e para solucioná-lo (Física), utilizamos números, fórmulas e equações para a resolução desse problema (Matemática).
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 BIOGRAFIA FRIEDRICH NIETZSCHE 6
2.1 Ideias, teorias e leis de Friedrich Nietzsche 8
3 BIOGRAFIA RENÉ DESCARTES 11
3.1 Ideias, teorias e leis de René Descartes 13
4 BIOGRAFIA DE ALBERT EINSTEIN 17
4.1 Ideias, teorias e Leis de Albert Einstein 22
4.1.2 Teoria Da Relatividade 23
4.1.3 A Relatividade Restrita 23
4.1.4 Relatividade Geral 24
4.1.5 Fissão Nuclear (E = m.c²) 25
5 IMPACTOS PRODUZIDOS 26
5.1 Impactos produzidos por Nietzsche 26
5.2 Impactos produzidos por René Descartes 27
5.3 Impactos produzidos por Albert Einstein 28
6 DISSERTAÇÃO 29
7 CONCLUSÃO 31
REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 32
ANEXO 34
1 INTRODUÇÃO
A Atividade Prática Supervisionada (APS) apresentada tem como objetivo ampliar os conhecimentos no tema proposto. A oportunidade de pesquisar sobre a vida e feitos de filósofos, matemáticos e físicos. Cito nessa atividade Friedrich Nietzsche, René Descartes e Albert Einstein.
A proposta é explanar sobre a vida, motivações, ideias, impactos e criações dos mesmos, mostrando como isso pode ter os influenciado em suas pesquisas e decisões durante muitos anos, sobre as teorias de cada um e a importância delas no nosso dia a dia, quais legados eles deixaram para milhares de pessoas no mundo todo.
2 BIOGRAFIA FRIEDRICH NIETZSCHE
Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 1844 em Röcken, na Saxônia Prussiana, Alemanha. Seu pai viveu entre 1813-1849 e sua mãe 1826-1897, ambos descendiam de uma família de pastores. Aos cinco anos de idade, Nietzsche sofre com a perda do pai, sendo criado por sua família materna. Aos 14 anos, ganhou uma bolsa e passou a estudar no colégio de Pforta, baseada no estudo dos clássicos e na educação religiosa, onde ficou durante seis anos, até 1864. Neste mesmo ano, passou a estudar teologia e filosofia clássica, na Universidade de Bonn. Logo depois de abandonar a teologia, se dedicou ao estudo da filosofia, tendo como base o curso do filósofo F. W. Ritschl (BREARDSWORTH, 2009).
Ao ler “O mundo como vontade e representação” em 1865, Nietzsche se sente fascinado pela filosofia de Arthur Schopenhauer. Foi graças a essa obra de Schopenhauer que ele passou a se interessar cada vez mais pela filosofia, unindo sua formação de filósofo e um temperamento que marcará toda sua obra, a um interesse pela cultura grega. As obras criadas a partir desse interesse foram os textos sobre os poetas gregos Têognis de Mêgara e Homero, e logo após sobre os filósofos pré- socráticos como Demócrito e Diôgenes Laêrtios (BREARDSWORTH, 2009).
Esse trabalho de reflexão, de natureza e ao mesmo tempo filológica, cultural e filosófica, resultou no primeiro livro ilustre de Nietzsche, “O nascimento da tragédia no espírito da música”, publicado em 1872, um texto marcado pela influência da música de Richard Wagner (música que o atraiu de forma grandiosa em 1864) e da filosofia de Schopenhauer. Em 1869, aos 24 anos, pouco antes da publicação de seu livro, Nietzsche
...