A Fase líquida, Fase Sólida + Liquida e Fase Sólida
Por: antonioleao • 5/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.526 Palavras (11 Páginas) • 312 Visualizações
ETAPA 1[pic 1][pic 2]
Passo 1:
[pic 3]
1 - Fase líquida, Fase Sólida + Liquida e Fase Sólida
2 - Fase sólida composta pela mistura homogênea dos dois componentes, Fase líquida + sólida composta pela mistura homogênea dos componentes no estado líquido e sólido e fase liquida composta somente pela mistura homogênea dos componentes no estado liquido.
Passo 2:
Processo de produção do aço
O minério de ferro encontrado no brasil se trata da hematita, a mesma é levada ao alto forno juntamente com fundente calcário, no alto forno é injetado um sopro de ar a alta temperatura e carvão é colocado como combustível para alimentar a chama que derrete o minério produzindo o ferro - gusa, as impurezas saem na forma de escória e gases CO e CO2 são produzidos nesse processo.
Após o ferro - gusa é levado através dos carros torpedos para a aciaria onde nos conversores é injetado oxigênio produzindo uma chama que reduz o teor de carbono do gusa obtendo assim o aço, nesse processo é gerado também fases CO e CO2.
Após a aciaria o aço é transformado em lingotes que então passam pelo processo de laminação produzindo as formas comerciais encontradas.
Passo 3:
- O esquema da figura do inox é basicamente o mesmo do aço comum, o que muda são apenas algumas ligas que são adicionadas no processo. O aço inoxidável é, basicamente, uma liga (combinação de dois ou mais elementos químicos) de ferro-cromo que apresenta grande resistência à corrosão, ao impacto, e à abrasão, além de grande durabilidade. Ele é 100% reciclável e possui baixo custo de manutenção. Sua utilização em itens domésticos (como talheres, panelas e itens da linha branca – geladeiras e fogões, por exemplo), é bastante conhecida por apresentar uma superfície não porosa e lisa que dificulta o acúmulo de bactérias.
- Processamento do Vasilhame. Para a fabricação do vasilhame, primeiro devemos fazer a tracagem chapa de inox para fazer a transição de quadrado para redondo, após isso modelamos a chapa e a soldamos sua lateral e o fundo utilizando o processo de solda tig, após isso o bico do vasilhame é feito no torno e soldado no vasilhame e a tampa também é feita no torno.
ETAPA 04[pic 4][pic 5]
Passo 1
Aço comum ao carbono
Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. O carbono é um material muito usado nas ligas de ferro, porém varia com o uso de outros elementos como: magnésio, cromo, vanádio e tungstênio. O carbono e outros elementos químicos agem com o agente de resistência, prevenindo o deslocamento em que um átomo de ferro em uma estrutura cristalina para passa para outro. A diferença fundamental entre ambos é que o aço, pela sua ductibilidade, é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é muito frágil.
Latão
O latão é uma liga metálica de cobre e zinco com porcentagens deste último entre 5% e 45%, dependendo do tipo de latão. Outros metais podem ser adicionados, e variando a quantidade e a proporção destes metais, altera-se as propriedades da liga. Ocasionalmente se adicionam pequenas quantidades de alumínio, estanho, chumbo e arsênio para potencializar algumas das características dessa ligação, dependendo de como e onde a liga será utilizada. É bastante maleável (mais que o cobre ou o zinco separadamente), dúctil, resistente a impactos e um bom condutor de energia térmica e energia elétrica. Possui um ponto de fusão relativamente baixo e pode ser fundido facilmente em pequenos fornos especializados. Este ponto de fusão não é fixo, pois dependerá da quantidade e da proporção dos metais que foram utilizados em sua composição. No geral, o ponto de fusão do latão situa-se entre 900ºc-940ºc. Por estas características o latão pode ser forjado, fundido, laminado e estirado a frio de maneira mais fácil do que os próprios metais que o compõe. Esta liga apresenta densidade maior que a dos aços mas menor que as ligas de cobre, sendo de aproximadamente 8600 kg/m³. Tem uma cor amarelada semelhante a do ouro e é consideravelmente resistente a manchas. As utilizações do latão são vastas e compreendem uma série de segmentos industriais. Essa liga metálica é aplicada, por exemplo, à fabricação de tubos de condensadores, armas, cartuchos de munição, torneiras, cadeados (a parte dourada), rebites, núcleos de radiadores, instrumentos musicais de sopro, aparelhos médicos e cirúrgicos, ornamentações, joias e bijuterias, terminais elétricos, tachos e bacias, moedas, parafusos, arames, vergalhões, válvulas, rodas para carro, entre outros. Na Antiguidade o latão polido era utilizado como espelho e suas primeiras utilizações apareceram ainda na pré-história.
Ferro fundido
Entre os ferros fundidos, o cinzento é o mais comum, devido às suas características como baixo custo (em geral é fabricado a partir de sucata); elevada usinabilidade, devida à presença de grafita livre em sua microestrutura; Alta fluidez na fundição, permitindo a fundição de peças com paredes finas e complexas; e facilidade de fabricação, já que não exige equipamentos complexos para controle de fusão e solidificação.
Este tipo de material é utilizado em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, indústria automobilística, ferroviária, naval e outras. A presença de veios de tipos de matriz metálica (variações nos teores de perlita e cementita). Podem ser submetidos a tratamentos térmicos para endurecimento localizado, porém, em geral, são utilizados principalmente no estado bruto de fundição, podendo ainda ser normalizado ou recozido, por tratamento térmico.
Platina
Este metal está situado no grupo 10 (antigo 8B) da Classificação periódica dos elementos, da série metais de transição. Quando puro, é de coloração branca acinzentada opaca, precioso, maleável e dúctil. É resistente à corrosão, sendo que só é solubilizada com ácidos de altíssimo potencial padrão de redução (como a água régia: HNO3 + HCl). Dependendo das condições, pode reagir com haletos, halogênios, enxofre, ferro, níquel e outros elementos, assim como o calcogênio e alguns dióxidos básicos fundidos. Pode ser usada em diversos modelos como: platina na perna como implante para poder adiantar mais o tratamento e recuperação da perna ou da coluna.
...