A Formação de Imagens de Ultrassom
Por: Larissa Ribeiro • 9/9/2020 • Trabalho acadêmico • 757 Palavras (4 Páginas) • 357 Visualizações
Universidade Federal de Uberlândia[pic 1][pic 2]
FEELT – Faculdade de Engenharia Elétrica
[pic 3]
IMAGENS MÉDICAS I
Professora: Ana Cláudia Patrocínio
Engenharia Biomédica
Larissa Lourenço 11611EBI007
[pic 4]
05/06/2019
AQUISIÇÃO DE IMAGENS ULTRASSOM:
O processo de formação de imagens utilizando o ultrassom se dá por meio das propriedades da onda mecânica som. Para isso, utiliza-se um transdutor piezoelétrico capaz de tranformar um sinal elétrico em onda mecânica, ele funciona também como receptor utilizando o efeito piezoelétrico reverso e tranformando ações mecânicas em sinais elétricos que serão lidos e renderizados no software após sua aquisição. As ondas emitidas possuem frequência muito altas as quais o ouvido humano não pe capaz de identificar, chamadas de ultrassom.
As ondas do ultrassom ao entrar em contato com o tecido de interesse produzem fenômenos devido a propriedades das ondas mecânicas, sendo os mais importantes para a formação da imagem a reflexão e a impedância do tecido. A reflexão é a capacidade da onde de ao entrar em contato com um obstáculo não contornável ser refletida de volta para sua direção de origem com mesmo ângulo de incidência e é através desse fenômeno que os sinais da imagem são captados de volta no receptor e processados. Já a impedância dos tecidos é a resistência oferecida pelo tecido à passagem da onda. É essa característica que permite a diferenciação de tecidos, uma vez que é a impedância acústica na interface dos tecidos que permitirá a sua identificação. Ainda é importante ressaltar que quanto maior a diferença dela entre tecidos maior a reflexão na interface e maior será o sinal captado pelo receptor.
Os tecidos ainda podem ser caracterizados por sua ecogeinicidade que é a capacidade de refletir a onda, atenuá-la (efeito de espalhamento e absorção) ou permitir sua passagem, eles podem ser hipocogênicos, isocogênicos, anecogênicos ou hipercogênicos. Outra característica importante do ultrassom é a granulação inerente desse tipo de imagem causado por artefatos chamados speckles, esses vem do fenômeno de dispersão que acontece com a onda ao atravessar diferentes tecidos. Por fim, dois fenômenos que acontecem na imagem de ultrassom são a sombra, faixa da imagem sem sinal devido a absorção da onda por uma estrutura muito densa, e o reforço, aumento da intesidade do sinal refletido devido a presença de uma estrutura pouco densa ou oleosa acima das áreas mais claras.
FORMAÇÃO DE IMAGEM 2D:
Modo A: é usado um trandutor estacionário e após a aquisição dos sinais é feito um gráfico unidimencional da amplitude x tempo (ou distância).
Modo B: exame tipo brilho. Faz a reconstrução da imagem baseada em uma escala de tons de cinza. A cor da estrutura depende da intensidade do sinal que chega no receptor e pode ser mais escura (sinal fraco) ou mais clara (sinal forte). Faz-se uma verredura de uma região específica com o transdutor. Importante ressaltar que a imagem adquirida é uma imagem não planar, ou seja, será reconstruída uma fatia (tomo) da estrutura.
...