A Física Mecânica
Por: Cristiane Da Silva Queiroz • 8/7/2024 • Trabalho acadêmico • 881 Palavras (4 Páginas) • 47 Visualizações
EQUILÍBRIO E ROTAÇÃO
Cristiane da Silva Queiroz – RU 1162898
Centro Universitário UNINTER
e-mail: cristiane_sq@hotmail.com
Resumo: Atividade prática de física mecânica dividida em três etapas: análise teórica, laboratório virtual e material de fácil acesso sobre equilíbrio e rotação.
Palavras-chaves: massa, equilíbrio, movimento.
INTRODUÇÃO
Através de experimento realizado em laboratório virtual e experimento prático será possível encontrar o equilíbrio entre o peso e o contrapeso, deixando o prato e a régua em equilíbrio. Com estes dados e a equação de equilíbrio de momentos, será possível calcular o peso desconhecido da balança e na régua.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para realizar o experimento prático no laboratório virtual e também experimento prático foi necessário colocar em prática todos os ensinamentos da segunda lei de Newton onde é possível descrever a relação entre força e aceleração.
Para que um objeto mude seu estado de movimento é necessário ter uma força sobre ele e isso depende da massa que esse objeto possui.
A equação para descrever a segunda lei de Newton é: Fr = m.a sendo,
Fr = Força resultante
M = massa
A = aceleração
Força = De maneira simples e prática, pode-se caracterizar força como empurrar ou puxar algo, mas de maneira mais teórica pode-se dizer que força é uma ação que deforma os objetos e muda o estado de movimento trazendo uma interação entre dois corpos.
Massa = Mede o tamanho de um corpo, e é caracterizado pela quantidade de matéria contida nele. Massa e peso se relacionam, ou seja, um corpo de maior massa terá um peso maior.
Aceleração = Mede a grandeza de variação de uma massa em relação ao tempo.
Quando colocamos o peso no prato na balança ou o peso em uma das extremidades da régua estamos exercendo uma força sobre ele e força é todo agente capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de determinado corpo.
Para que dois corpos encontrem equilíbrio a soma de suas forças deve ser igual a zero, indicando assim que os corpos estão equilibrados. Há dois tipos de equilíbrio, o estático e o dinâmico. O equilíbrio estático é aquele que o corpo está parado, e velocidade. O equilíbrio dinâmico é aquele em que o corpo está em movimento retilíneo.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para uma melhor compreensão do cálculo de equilíbrio foi feita uma atividade prática utilizando de materiais simples conforme ilustrado abaixo:
1) Utilizando-se de um lápis em uma bancada fixa e reta foi posicionada uma régua sobre ele até que se encontrasse em equilíbrio;
2) Para o peso foi utilizado três blocos de massa de modelar de aproximadamente 5mm, 10mm e 15mm;
Para o contrapeso foi utilizado quatro moedas com os seguintes com as seguintes massas:
5 centavos → M=4 g
10 centavos → M=5 g
25 centavos → M=8 g
50 centavos → M=8 g
Conversão para quilograma:
5 centavos → M= 0,004 kg
10 centavos → M= 0,005 kg
25 centavos → M= 0,008 kg
50 centavos → M= 0,008 kg
3) Foi posicionado um dos blocos sobre a régua afim de se deixar em equilíbrio e isso foi feito com todos os contrapesos, conforme ilustrado abaixo:
Contrapeso com moeda de 5 centavos:
Distância da moeda até o centro = 3 cm = Dmoeda = 0,03 mts
Distância do bloco até o centro = 14 cm = Dbloco = 0,14 mts
Contrapeso com moeda de 10 centavos:
Distância da moeda até o centro = 9 cm = Dmoeda = 0,09 mts
Distância do bloco até o centro = 15 cm = Dbloco = 0,15 mts
Contrapeso com moeda de 25 centavos:
Distância da moeda até o centro = 6 cm = Dmoeda = 0,06 mts
Distância
...