TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Física Teórica

Por:   •  3/5/2019  •  Artigo  •  2.571 Palavras (11 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 11

2.3 Física Teórica

          A construção de um motor a vapor, assim como qualquer outra situação adjunta ao cotidiano, tem como profundeza análises e acontecimentos relacionados à física teórica. A física teórica busca utilizar modelos e situações matemáticas de análise, assim como também utilizar de conceitos físicos preestabelecidos, além de tudo isso, é importante também salientar que existem técnicas de dedução lógica e observações críticas, tudo isso com o objetivo de explicar e prever de modo coerente e racional os fenômenos físicos existentes.

          Os parâmetros de análise para entender tudo o que acontece em relação à parte teórica de relações do motor (outrossim, fundamentações ideológicas), tem como base de abordagem a cinemática, tanto de forma retilínea como de maneira circular. Sendo assim, a parte teórica das relações físicas será de extrema importância para o funcionamento adequado do motor.

          Para um aprofundamento no tema, além da conclusão do curso de Física I, utilizou-se como base de pesquisas e absorção de conhecimentos, os seguintes livros: “Fundamentos de Física – Halliday, Resnick & Walker – Vol. 1, 9° ed.” e “Cálculo 1 – Stewart – Vol. 1, 7° ed.”.

 2.3.1 Movimento Retilíneo

          Movimento Retilíneo Uniforme (MRU): Define um corpo em movimento em relação a um referencial, movimento este que está ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Para entendermos melhor essa definição vamos analisar um gráfico velocidade x tempo.

                                                    (Figura 2.3.1-1: MRU)[pic 1]

           

                   

                                                             (Fonte: Google)           

          Como observado, a velocidade no movimento retilíneo uniforme é constante, fazendo com que o gráfico da velocidade x  tempo, seja um linha reta  contínua. Agora iremos analisar o gráfico do espaço x tempo.

                                                      (Figura 2.3.1-2: MRU)[pic 2]

                                                            (Fonte: Google)

          Como a posição de um corpo aumento ou diminui em relação ao tempo no MRU, e sua trajetória é retilínea, o gráfico em relação ao tempo realiza uma reta. Isso será mostrado nas equações de velocidade.

         Velocidade Média: O valor da velocidade média pode ser encontrado dividindo-se a variação do espaço pelo intervalo de tempo.

[pic 3]

         

          Função Horária do Espaço: Substituindo o   por   na equação da velocidade. Assim temos:[pic 4][pic 5]

[pic 6]

          Como no MRU, um corpo percorre a mesma distância em intervalos de tempos iguais, podemos deixar apenas o  na equação. Agora isolando o  da E        q.2, temos:[pic 7][pic 8]

[pic 9]

          Ou seja, a função horária do espaço é uma reta, como já tinha sido preestabelecido no estudo do gráfico da posição pelo tempo.

          Velocidade Instantânea: A velocidade instantânea, ou “rapidez”, define-se como o valor da velocidade num certo intervalo de tempo tão pequeno quanto queira. Logo tomaremos o  até ficar próximo de zero. Aplicando os conceitos de limites, chegamos a seguinte equação:[pic 10]

                                                        [pic 11][pic 12]

          Analisando que é taxa com qual a posição  está variando com o tempo em um dado instante, logo  é derivada de  em relação a .[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]

          Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV): Define-se como um movimento de um corpo em relação a um referencial ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é constante, iremos mostrar todos os casos como MRUA, que é o movimento retilíneo uniformemente acelerado. O MRUR, que é o movimento retilíneo uniformemente retardado o sinal da aceleração é negativo, e os gráficos ficam opostos ao MRUA. A velocidade do corpo sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. Vamos observar um gráfico da velocidade x tempo.

                                                       (Figura 2.3.1-3: MRUV)[pic 18]

         

                                                   (Fonte: aulas-fisica-quimica)

          Como podemos observar o gráfico é uma linha reta, que neste caso mostra o aumento da velocidade a cada segundo que passa. Como já tinha sido citado, isso reflete uma aceleração constante. Agora analisando o gráfico da aceleração x  tempo.

                                                   

                                                       (Figura 2.3.1-4: MRUV)[pic 19]

                                                      (Fonte: aulas-fisica-quimica)

          Gráfico com linha horizontal, ou seja a aceleração do corpo ao longo do tempo é constante. Por último analisaremos o gráfico da posição x tempo.

                                                     (Figura 2.3.1-5: MRUV)

[pic 20]

                                                     (Fonte: aulas-fisica-quimica)

          O gráfico apresentado não é uma reta, ou seja, em intervalos de tempo iguais, o corpo percorre distâncias diferentes. Isso será mostrado na equação horário do espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (235.5 Kb)   docx (651.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com