A Física quântica ou mecânica quântica
Por: José Silva I • 10/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.152 Palavras (9 Páginas) • 284 Visualizações
SUMÁRIO[pic 1][pic 2]
1. introdução.................................................................................................................04
2. Definindo a física quânticaou mecânicaquântica .................................................04
3. Nascimento da físicaquântica ................................................................................05
4. A quantização e a constante de Planck .................................................................06
5. O efeito fotoelétrico..................................................................................................07
6. O átomo ....................................................................................................................08
7. Físicos importantes..................................................................................................08
8. Conclusão ................................................................................................................09
9. Datas significativas .................................................................................................10
Referencias...................................................................................................................10
[pic 3]
[pic 4]
- Introdução
Segundo Kleber Cavalcante ao fim do século XIX os físicos de todo o mundo acreditavam que tudo já teria sido estudado, tanto que:
Até então, as leis do eletromagnetismo, propostas por James Clerck Maxwell e Michael Faraday, eram consideradas o ponto final do conhecimento físico, e nada mais poderia ser descoberto na ciência da natureza. (http://brasilescola.uol.com.br/fisica/fisica-moderna.htm )
Mas segundo H.MOYSÉS NUSSENSVEIG (1998), dia 14 de dezembro de 1900, Max Planck na sociedade alemã de física apresentou uma proposta que daria luz a Física quântica.
Desde o começo do século XIX vários físicos estudavam teorias que pareciam impossível de serem solucionadas nas leis da física clássica, mas quando Planck apresentou a conhecida hoje como CONSTANTE DE PLANCK.
Assim varias teorias de outros físicos como o modelo atômico de Niels Bohr (1913) foram fundamentadas e a partir de então começariam a caminhar para novas descobertas.
- Definindo a física quântica ou mecânica quântica
Segundo Ana Lucia Santana a física ou mecânica quântica é um ramo da física que estuda as partículas a níveis atômicos e subatômicos como os elétrons, os prótons, os nêutrons, os pósitrons, e tantas outras partículas que refletem a níveis macroscópicos, pois tudo é composto dessas partículas.
De acordo com Natália Petrin, quando se descobriu que a energia é equivalente a matéria e que o espaço tempo é relativo, e que para vários casos as leis de Newton não se aplicariam mais, foi quando a física quântica surgiu e a mesma estuda esses casos não aplicáveis às leis Newtonianas.
Ainda como diz Natália Petrin, a física quântica estuda a radiação dos corpos de acordo com a sua temperatura, a propagação de ondas, o corpo negroe tantas outras coisas.
A física quântica é baseada nas probabilidades, são sempre incertezas ou chamada de não intuitiva por ser diferente da física clássica que é intuitiva.
A física quântica é à base de muitos outros ramos da física como a física de partículas o eletromagnetismo, a física de matéria condensada,esta na biologia estrutura, nas nanotecnologias, na cosmologia, na teoria das ligações químicas, e em tudo e em todos.
Segundo Ilya Progogine (1996), a mecânica quântica implica nas limitações à validação da mecânica clássica e como outras teorias mostram que as leis físicas precisam sempre evoluir, mudar, transformar.
- Nascimento da física quântica
Como Paul G. Hewitt (2015) diz Max Planck não tinha ideia de que seriao arauto de toda uma nova área da física do século XX – a mecânica quântica.
Segundo Ana Lucia Santana após a constante de Planck varias teorias foram surgindo ou sendo confirmadas, como: A teoria da relatividade, o modelo atômico de Niels Bohr, a equação de Schrödinger, e tantas outras.
Com base na teoria de Planck, Einstein publicou um artigo chamado “Efeito fotoelétrico”, que ajudou a impulsionar a teoria de Planck para mais tarde Max Born criar o termo “Mecânica Quântica”, em 1924.
Max Planck, Niels Bohr, Werner Heisenberg e Erwin Schrödinger, foram uns dos primeiros físicos quânticos, e com a apresentação de suas teorias ganharam o premio NOBEL, além de dar um grande avanço a física e seus estudos.
Segundo Hewitt (2015) as questões e indagações sobre o que era a luz e como ela se comportava vem desde Platão nos séculos V, IV, e veio se estendendo com, Euclides, que viveu um século depois de Platão, e por mais de dois mil anos as indagações permaneceram sem respostas. Em 1704 Isaac Newton descreve a luz como uma corrente de corpúsculos ou partículas, ele sabia que a luz tinha aspectos ondulatórios, Christian Huygens, um contemporâneo de Newton defendia que a luz era ondulatória.
Com todo esse tempo e varias teorias,em 1801Thomas Young realizou o experimento da fenda dupla, e em 1862 Maxwell reforça os dados obtidos por Thomas e 25 anos mais tarde Heinrich Hertz através de circuitos elétricos, produziu faíscas para demonstrar as ondas eletromagnéticas, em 1900 Planck chamou de quantum, porções discretas de energia radiante e que eram proporcionais à frequência da radiação:
[pic 5]
Em que E é a energia, e f é a frequência, eles são diretamente proporcionais.
- A quantização e a constante de Planck
De acordo com Hewitt (2015), toda matéria do universo é quantizada.
Tudo é um valor múltiplo de seus elementos como: um tijolo de ouro, ele é tem um valor inteiro múltiplo a de um átomo de ouro, ou a eletricidade a sua carga é um valor inteiro múltiplo de um elétron. Na quantização de Planck e sua constante, ele nos mostra que o mundo e o universo não é continuo suave como vemos na física clássica. Ele é granulado e não determinístico e que podemos obter mais de uma resposta de acordo com o referencial, e claro que sempre que olhamos analiticamente para um fenômeno nós o alteramos, pois em tudo há carga energética.
...