TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Física quântica ou mecânica quântica

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO[pic 1][pic 2]

1. introdução.................................................................................................................04

2. Definindo a física quânticaou mecânicaquântica .................................................04

3. Nascimento da físicaquântica ................................................................................05

4. A quantização e a constante de Planck .................................................................06

5. O efeito fotoelétrico..................................................................................................07

6. O átomo ....................................................................................................................08

7. Físicos importantes..................................................................................................08

8. Conclusão ................................................................................................................09

9. Datas significativas .................................................................................................10

Referencias...................................................................................................................10

[pic 3]

[pic 4]

  1. Introdução

Segundo Kleber Cavalcante ao fim do século XIX os físicos de todo o mundo acreditavam que tudo já teria sido estudado, tanto que:

Até então, as leis do eletromagnetismo, propostas por James Clerck Maxwell e Michael Faraday, eram consideradas o ponto final do conhecimento físico, e nada mais poderia ser descoberto na ciência da natureza. (http://brasilescola.uol.com.br/fisica/fisica-moderna.htm )

                Mas segundo H.MOYSÉS NUSSENSVEIG (1998), dia 14 de dezembro de 1900, Max Planck na sociedade alemã de física apresentou uma proposta que daria luz a Física quântica.

Desde o começo do século XIX vários físicos estudavam teorias que pareciam impossível de serem solucionadas nas leis da física clássica, mas quando Planck apresentou a conhecida hoje como CONSTANTE DE PLANCK.

Assim varias teorias de outros físicos como o modelo atômico de Niels Bohr (1913) foram fundamentadas e a partir de então começariam a caminhar para novas descobertas.

  1. Definindo a física quântica ou mecânica quântica

Segundo Ana Lucia Santana a física ou mecânica quântica é um ramo da física que estuda as partículas a níveis atômicos e subatômicos como os elétrons, os prótons, os nêutrons, os pósitrons, e tantas outras partículas que refletem a níveis macroscópicos, pois tudo é composto dessas partículas.

De acordo com Natália Petrin, quando se descobriu que a energia é equivalente a matéria e que o espaço tempo é relativo, e que para vários casos as leis de Newton não se aplicariam mais, foi quando a física quântica surgiu e a mesma estuda esses casos não aplicáveis às leis Newtonianas.

        Ainda como diz Natália Petrin, a física quântica estuda a radiação dos corpos de acordo com a sua temperatura, a propagação de ondas, o corpo negroe tantas outras coisas.

        A física quântica é baseada nas probabilidades, são sempre incertezas ou chamada de não intuitiva por ser diferente da física clássica que é intuitiva.

        A física quântica é à base de muitos outros ramos da física como a física de partículas o eletromagnetismo, a física de matéria condensada,esta na biologia estrutura, nas nanotecnologias, na cosmologia, na teoria das ligações químicas, e em tudo e em todos.

Segundo Ilya Progogine (1996), a mecânica quântica implica nas limitações à validação da mecânica clássica e como outras teorias mostram que as leis físicas precisam sempre evoluir, mudar, transformar.

  1. Nascimento da física quântica

Como Paul G. Hewitt (2015) diz Max Planck não tinha ideia de que seriao arauto de toda uma nova área da física do século XX – a mecânica quântica.

        Segundo Ana Lucia Santana após a constante de Planck varias teorias foram surgindo ou sendo confirmadas, como: A teoria da relatividade, o modelo atômico de Niels Bohr, a equação de Schrödinger, e tantas outras.

        Com base na teoria de Planck, Einstein publicou um artigo chamado         “Efeito fotoelétrico”, que ajudou a impulsionar a teoria de Planck para mais tarde Max Born criar o termo “Mecânica Quântica”, em 1924.

        Max Planck, Niels Bohr, Werner Heisenberg e Erwin Schrödinger, foram uns dos primeiros físicos quânticos, e com a apresentação de suas teorias ganharam o premio NOBEL, além de dar um grande avanço a física e seus estudos.

        Segundo Hewitt (2015) as questões e indagações sobre o que era a luz e como ela se comportava vem desde Platão nos séculos V, IV, e veio se estendendo com, Euclides, que viveu um século depois de Platão, e por mais de dois mil anos as indagações permaneceram sem respostas. Em 1704 Isaac Newton descreve a luz como uma corrente de corpúsculos ou partículas, ele sabia que a luz tinha aspectos ondulatórios, Christian Huygens, um contemporâneo de Newton defendia que a luz era ondulatória.

        Com todo esse tempo e varias teorias,em 1801Thomas Young realizou o experimento da fenda dupla, e em 1862 Maxwell reforça os dados obtidos por Thomas e 25 anos mais tarde Heinrich Hertz através de circuitos elétricos, produziu faíscas para demonstrar as ondas eletromagnéticas, em 1900 Planck chamou de quantum, porções discretas de energia radiante e que eram proporcionais à frequência da radiação:

[pic 5]

        Em que E é a energia, e f é a frequência, eles são diretamente proporcionais.

 

  1. A quantização e a constante de Planck

De acordo com Hewitt (2015), toda matéria do universo é quantizada.

Tudo é um valor múltiplo de seus elementos como: um tijolo de ouro, ele é tem um valor inteiro múltiplo a de um átomo de ouro, ou a eletricidade a sua carga é um valor inteiro múltiplo de um elétron. Na quantização de Planck e sua constante, ele nos mostra que o mundo e o universo não é continuo suave como vemos na física clássica. Ele é granulado e não determinístico e que podemos obter mais de uma resposta de acordo com o referencial, e claro que sempre que olhamos analiticamente para um fenômeno nós o alteramos, pois em tudo há carga energética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com