A GEOLOGIA DE ENGENHARIA
Por: pauladm • 29/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.652 Palavras (11 Páginas) • 436 Visualizações
[pic 1]
CAMPUS ALEGRETE
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
GEOLOGIA DE ENGENHARIA
Professor: Wilber Chambi Tapahuasco
RELATÓRIO N° 2
PERFIL GEOLÓGICO
Dicentes:
Gabriella Chagas kurtz 131152140
Paula Machado 131152184
Alegrete, 21 de agosto de 2014.
Sumário
Resumo
Objetivo
Introdução
Embasamento teórico
Materiais utilizados
Metodologia
Apresentação dos resultados
Análise dos resultados
Conclusão
Resumo
O trabalho tem o enfoque de mostrar, como através de dados disponibilizados de uma sondagem rotativa pelo professor Wilber Chambi Tapahusco ,da disciplina de geologia de engenharia, é possível montar um gráfico do perfil geológico do solo e subsolo,com isso conseguindo descrever cada tipo de solo, sua evolução, a formação das rochas e estruturas geológicas que levaram à formação do perfil atual.
Objetivo
O trabalho tem como objetivo elaborar um gráfico do perfil geológico do terreno a partir de dados disponibilizados pelo professor de sondagens rotativas. Identificando os tipos específicos de estruturas geológicas encontradas no perfil e descrevendo, seqüencialmente, toda a história geológica que levou à formação do perfil atual.
Introdução
A Sondagem é um dos métodos diretos utilizados para a obtenção de amostras de materiais rochosos e avaliação da capacidade de suporte de cargas para uma determinada obra. É realizada através de uma perfuração em solo ou rocha.
Através desse método pode-se indicar a descrição de cada tipo de solo /rocha e a interpretação geológica até a profundidade de interesse do projeto por meio de amostragem de solo a cada metro, avaliação das diversas camadas de solos medidas por índice de resistência a penetração do amostrador a cada metro, informação completa sobre o nível do lençol freático.
Em projetos de fundações a sondagem é uma etapa importante para construções de todos os portes. O conhecimento do tipo de solo é importante para se conhecer o comportamento esperado ao receber as cargas. Sendo de consenso geral indispensável para toda Obra de Engenharia. (http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Sondagem)
A Sondagem Rotativa é o método direto de investigação mais completo a disposição da geologia de engenharia. (http://www.tecgeo.com.br/servicos/sondagens-rotativas-9)
Embasamento teórico
A sondagem rotativa é o método direto de investigação geologico-geotécnico que consiste no uso de um conjunto moto- mecanizado, com a finalidade de obter amostras de matérias rochosas, continuas e com formato cilíndrico, através da ação perfurante dada basicamente por força de penetração e rotação que, combinadas, atuam com poder cortante.
Os equipamentos para realizar uma sondagem rotativa são:
Sonda rotativa, tripé, bomba água, guincho, revestimentos, hastes, coroas, barriletes. (http://www.deinfra.sc.gov.br/jsp/relatorios_documentos/doc_tecnico/download/engenharia_rodoviaria/IN-07.pdf)
Estas sondagens são as mais freqüentes na engenharia e usualmente executadas para:
A profundidade em que se encontra o embasamento rochoso;
O tipo ou os tipos de rocha e seu estado de sanidade e fraturas;
Para implantação de uma fundação ou de tirantes;
Para possibilitar injeção de cimento ou de outros materiais em fraturas que podem ocorrer nos maciços rochosos em profundidade. ( http://www.helix.eng.br/) Analisando os resultados podemos descrever os solos encontrados:
Deposito aluvionar: são materiais constituídos por erosão,retrabalhados e transportados pelos cursos d’água nos leitos e margens. Esse tipo de solo sempre esta associado a ambientes fluviais.As camadas isoladas podem apresentar-se muito homogêneas (sondagem nº1,2,3,4,5,6)
Solo residual: é um solo formado a partir da decomposição de rochas pelo intemperismo, físicos, químicos e biológicos ou a combinação de ambos, que permaneçam no local onde foram formados, sem sofrer qualquer tipo de transporte (sondagem nº7, 8,9) (http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/GF111-Formacao-Geologica-dos-Solos-2008.pdf)
Rocha arenito : é uma rocha sedimentar que resulta da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias. O arenito é composto normalmente por quartzo, mas pode ter quantidades apreciáveis de feldspatos, micas e/ou impurezas. É a presença e tipo de impurezas que determina a coloração dos arenitos; por exemplo, grandes quantidades de óxidos de ferro, fazem esta rocha vermelha. É uma rocha resultante da junção dos grãos de areia através de um cimento natural. Podem ser macios, como cimento solto, ou bem cimentados e duros. Ocorrem como camadas espessas e estratificadas, em seqüências sedimentares, apresentando muitas vezes, acamamento em correntes ou dunas. As texturas do arenito podem variar de fino ,medio ou grosso dependendo de sua granulometria.
Rocha arenito textura fina: (sondagem nº1, 2, 3, 5, 6, 7, 8,9)
Rocha arenito textura media: (sondagem nº2,3,4,5)
Rocha arenito textura grossa: (sondagem nº7, 8,9)
(http://www.fla.matrix.com.br/luciojr/museuderochaseminerais.htm)
Rocha basalto: é uma rocha ígnea eruptiva, de granulação fina, afanítica, isto é, os cristais não são vistos à olho nu, podendo, ainda, conter grandes quantidades ou ser constituído integralmente de vidro (material amorfo). Esta rocha é constituída principalmente de plagioclásio e piroxênio e, em muitos casos, de olivina. Como minerais acessórios encontram-se, principalmente, óxidos de ferro e titânio. A rocha basáltica geralmente possui cor escura acentuada, sendo muito explorada para a construção civil. Ele é produzido principalmente nas erupções que ocorrem:
...