A GESTÃO DE ACURACIDADE DE ESTOQUES UTILIZANDO FERRAMENTA 5W2H
Por: victorjales • 11/8/2020 • Trabalho acadêmico • 6.300 Palavras (26 Páginas) • 257 Visualizações
GESTÃO DE ACURACIDADE DE ESTOQUES
UTILIZANDO FERRAMENTA 5W2H
Tiago Lunelli
Prof. Orientador: Carlos Bosing
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Engenharia da Produção (EPR – 20)
27/11/2015
RESUMO
Planejamento é primordial para que objetivos empresariais sejam alcançados e cada setor dentro de uma organização tem um objetivo e estes fazem parte dos resultados globais. Este trabalho de conclusão de curso está focado especificamente no setor de almoxarifado e teve como foco uma empresa de grande porte do ramo metalúrgico que possui um sistema ERP (Enterprise Resources Planning) e leva em consideração dados do sistema para o cálculo das necessidades de compras e que vem tendo problemas em sua gestão de estoques com informações equivocadas. Assim, utilizando-se da ferramenta de gestão 5W2H e com objetivo de qualificar o nível de informações, foram apresentados dados do impacto na gestão de estoques da organização. Por fim pode-se perceber que a metodologia utilizada apresentou um resultado além do esperado, gerando uma baixa considerável nos níveis de estoque, e economia em mão de obra na área de recebimento e inspeção.
Palavras-chave: Gestão de Estoques. Acuracidade. Influência nos Resultados.
1 INTRODUÇÃO
Diante da grande competitividade do mercado e também com cenário econômico no âmbito brasileiro, planejamento é primordial para que objetivos empresariais sejam alcançados. Desta forma, metas provenientes de planejamento são criadas para o bom andamento organizacional.
Cada setor dentro de uma organização tem um objetivo e estes fazem parte dos resultados globais que a organização precisa alcançar para se estabelecer de forma competitiva dentro do mercado. Com base nisso, entende-se que formas de controle, também chamado de indicadores, são o termômetro de cada gestor que, a partir de um planejamento macro, podem avaliar a eficácia de suas atividades direcionadas ao objetivo da organização, possibilitando a elaboração de seus planos de ação para o cumprimento de suas metas.
Este trabalho de conclusão de curso está focado especificamente no setor de almoxarifado, que é um importante setor das empresas, sejam públicas ou privadas, e consiste no lugar destinado à armazenagem em condições adequadas de produtos para uso interno. Diante da quantidade e diversidade de produtos em um estoque, faz-se necessário não somente sistema informatizado adequado, mas também ferramentas gerenciais que ofereçam suporte para a tomada de decisão. Vários são os métodos utilizados para acompanhar o fluxo de materiais a fim de garantir a acuracidade dos estoques. Dentro deste contexto, o estudo traz como tema a importância da gestão da acuracidade dos estoques, que acabam por impactar diretamente em disponibilidade de fluxo de caixa da organização.
Para tanto foi realizado um estudo de caso em uma empresa que possui um sistema ERP (Enterprise Resources Planning - ou Planejamento de Recursos da Empresa) que leva em consideração dados do sistema para o cálculo das necessidades de compras e que vem tendo problemas em sua gestão de estoques com informações equivocadas. Assim, utilizando-se da ferramenta de gestão 5W2H e com objetivo de qualificar o nível de informação de acuracidade, serão apresentados dados do impacto na gestão de estoques da organização.
Além da introdução o trabalho está organizado em cinco partes. A parte dois aborda a fundamentação sobre os temas em destaque. A parte três explica os materiais e métodos utilizados. Já na parte quatro são apresentados os resultados e discussão e em seguida, apresentam-se as considerações finais.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 GESTÃO DE ESTOQUES
Define-se como estoque qualquer quantidade de bens físico, que sejam conservados, de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo. Podendo estar divididos em estoque de matérias-primas, de materiais em processo, estoque de produtos auxiliares e estoque de produtos acabados (FRANCISCHINI E GURGEL, 2002). Uma das mais importantes funções na Administração de Materiais está relacionada com o controle de níveis de estoques. É notório que todas as organizações devem preocupar-se com o controle de estoques, visto que desempenham e afetam de maneira bem definida o resultado da empresa (POZO, 2001).
O termo controle de estoque, dentro da área de logística, surge da necessidade de estimular os diversos níveis de materiais e produtos que a organização deve manter, dentro de parâmetros econômicos. A função principal da administração de materiais é maximizar o uso dos recursos envolvidos na área logística da empresa, procurando manter um volume de itens para atender à demanda de mercado, bem como suas variações, buscando a minimização dos investimentos nesse setor (POZO, 2001).
A administração de materiais tem como função satisfazer às necessidades de sistemas de operação, tais como linha de produção ou no processo operacional. Essas necessidades provêm das curvas de demanda dos clientes, das atividades de promoção e dos programas e planos de distribuição física (PAIVA, 2008).
As necessidades dos clientes são transformadas em sistema de produção ou sistema de operações que são transformadas em necessidades de estoques, e, por sua vez, em ordens de compra. Segundo Pozo (2007) o setor de compras, atualmente tem a responsabilidade preponderante nos resultados de uma empresa em face de sua ação de suprir a organização com recursos materiais para seu perfeito desenvolvimento e atender às necessidades de mercado. Toda a atividade de uma empresa somente será possível se for abastecida com informações e materiais.
2.2 OBJETIVOS DOS ESTOQUES
A função dos estoques é maximizar as vendas, aperfeiçoar o planejamento e controle de produção, quanto maior o investimento, maior será o comprometimento e responsabilidade de cada departamento. Minimizar perdas e custos, otimizar investimentos, reduzindo as necessidades de capital investido (DIAS, 1988).
Segundo Viana (2002) “o objetivo fundamental da Administração de Materiais é determinar quando e quanto adquirir”. Essa afirmação se aplica à operação de organizações de qualquer segmento, desde manufatura até serviços.
...