TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO NR-35

Por:   •  26/9/2019  •  Monografia  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho propõe investigar os diversos métodos de proteção coletiva e individual para trabalho em altura na construção civil. Focando nos principais equipamentos utilizados nas obras de grande porte no Brasil, explorando suas características.

 

Tal estudo tem por principal objetivo investigar os riscos a atribuídos no desenvolvimento de trabalhos em altura, a frequencia e severidade dos acidentes de trabalho envolvendo essa atividade e os equipamentos existentes no mercado para o desenvolvimento deste trabalho, explorando dificuldades técnicas e financeiras para implantação e uso desses materiais.

Introdução

O Brasil atualmente está entre os 10 primeiros colocados no ranking mundial de acidentes de trabalho. Segundo as estatísticas da Previdência Social[a]  , pelo menos três mil trabalhadores morrem de acidentes laborais por ano. E a construção civil é o ramo de atividade responsável pela maioria desses casos.

De acordo com Saliba (2011) a construção civil apresenta um grande índice de acidentes do trabalho por se tratar de uma atividade dinâmica. E os riscos são variados e de acordo com a fase em que se encontra a atividade, tais como: escavação, demolição, alvenaria, entre outros.

A grande variedade de atividades aliada a falta de especialização e treinamento da mão-de-obra, além do ambiente inseguro são fatores determinantes para que a construção civil seja campeã desse triste ranking.

Segundo o anuário estatístico da previdência social, durante o ano de 2017, foram registrados no INSS cerca de 549,4 mil acidentes do trabalho. Comparado com 2016, o número de acidentes de trabalho teve um decréscimo de 6,19%. O total de acidentes registrados com CAT diminuiu em 5,74% de 2016 para 2017. Do total de acidentes registrados com CAT, os acidentes típicos

representaram 75,50%; os de trajeto 22,34% e as doenças do trabalho 2,15%. Apesar do decréscimo ainda assim registramos mais de meio milhão de acidentes de trabalho por ano e desse total mais de 34000 acidentes ocorreram na construção civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (213.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com