A Geologia Região
Por: onlythejauregui • 6/6/2018 • Trabalho acadêmico • 820 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
ALINE ROMANOSKI
GEOLOGIA
Professor: Pedro Eugênio Gomes Boehl
ERECHIM –RS
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ROCHAS DA REGIÃO DO ALTO URUGUAI 5
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Com a realização deste trabalho pretende-se buscar um maior aprofundamento sobre as rochas que constituem a região do Alto Uruguai, determinando qual a principal rocha constitui o solo deste local discorrendo sobre a formação da mesma.
Como também buscar o perfil geológico e geotécnico desta região e o respectivo ciclo diagenético, podendo com isto possuir um maior conhecimento da região, explorando suas formações rochosas predominantes e como estas se originam agregando assim mais conhecimento sobre local.
ROCHAS DA REGIÃO DO ALTO URUGUAI
A região denominada como Alto Uruguai situa-se no Rio Grande do Sul, sendo constituída por trinta municípios onde se destacam o de Erechim, Tenente Portela, Palmeira das Missões, Sarandi, Santa Rosa, Frederico Westphalen, Getúlio Vargas, Três Passos, Giruá e Três de Maio. O solo desta região é constituído pela rocha basáltica, uma rocha pertencente à família das Ígneas, sendo este termo derivado do latim tendo como significado fogo, onde então estas rochas são derivadas do derramamento e posterior resfriamento da lava de vulcões, que por sua vez é derivada do magma do centro terrestre onde este é constituído de rochas já derretida por altas temperaturas, denominadas então como rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas.
É uma granulação fina afanítica sendo este também formado por vidro, plagioclásio, piroxênio e olivina, esta possui coloração escura em seu modo natural, textura porfírica, rica em ferro e magnésio, apresentando-se em forma dura e pesada.
As rochas desta região são de origem extrusiva onde estas formam-se a partir do rápido resfriamento do magma quando expelido pelos vulcões, apresentando assim uma granulação fina. As rochas associadas ao basalto na região do Alto Uruguai são o diabásio e o gabro, sendo o diabásio uma rocha intermediária situada próxima a crosta terrestre, enquanto o gabro é uma rocha intrusiva, que se forma abaixo da superfície sendo a formação desta o magma do basalto em condições para a formação de granito. O magma proveniente para a formação destas rochas é de origem básica.
O ciclo denominado como ciclo diagenético do solo de das rochas desta região se dá a partir do gabro e do basalto, estes por sua vez sofrem intemperismo dando origem a argila siltosa que é um tipo de solo, posteriormente esta argila é exposta a agregação e recristalização, deste processo surge o argilito, uma rocha de origem sedimentar que ao ficar protegida origina o feldspatito, uma rocha metamórfica.
O perfil geológico e geotécnico da região do Alto Uruguai é constituído a partir das características de formação do solo a partir desta rocha, onde por sua vez em sua camada superficial, o primeiro metro, se encontra a argila siltosa e mateias orgânicos posteriormente nos dois próximos metros situa-se uma nova camada de argila siltosa, matéria orgânica e pedregulhos, os dois metros abaixo são formados de silte argiloso. Este silte argiloso fica sobreposto a rocha sã, que por sua vez neste caso é o basalto, que é ainda recoberto por uma camada de um metro de pedregulho algilosa.
...