Geologia de Santa Catarina
Artigo: Geologia de Santa Catarina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: duduh123 • 18/6/2013 • Artigo • 344 Palavras (2 Páginas) • 1.132 Visualizações
Geologia de Santa Catarina
A geologia de Santa Catarina pode ser classificada em cinco grandes domínios: Embasamento Cristalino, Coberturas Vulcano-Sedimentares Eo-Paleozóicas, Cobertura Sedimentar Gonduânica, Rochas Efusivas (Formação Serra Geral) e Cobertura Sedimentar Quaternária.
Embasamento Cristalino: Engloba as rochas mais antigas do Estado de Santa Catarina, cujas idades vão desde 2,5bilhões de anos até 570 milhões de anos.
As principais associações são constituídas de granulitos; gnaisses e migmatitos; xistos e filitos e granitos.
Granulitos - ocorrem Nordeste do Estado.
Gnaisses e Migmatitos- ocorrem na porção Sudeste do Estado.
Xistos e Filitos- Localizam -se na porção centro- leste do Estado, na região de Brusque, Itajaí e em outros locais.
Granitos- Distribuem-se em toda parte Leste do Estado, desde Joinville até a região ao sul de Tubarão.
Seu subsolo é um dos mais ricos do país. Santa Catarina possui a terceira maior reserva de argila cerâmica do Brasil, a segunda maior de fosfatados naturais e de quartzo e a primeira emcarvão mineral para siderurgia, de fluorita e de sílex. Todas essas reservas são economicamente viáveis e estão em processo de produção.
As praias costeiras são composta de material de idade atual. São rochas sedimentares, desagregadas de outras, transportadas e depositadas por agentes como os rios e as águas marinhas e, muitas vêzes, pelos ventos.
Podemos resumir que os, terrenos geológicos de Santa Catarina são representados por rochas diversas, predominando, em extensão, as seguintes:
Sedimentares recentes: formando as planícies flúvio-marinhas, e vales fluviais.
Sedimentares antigas: formando o Planalto de Canoinhas, áreas de encosta em direção ao Planalto e trechos eventuais do Planalto.
Metamorficas antigas: Principalmente no Litoral, formando as áreas montanhosas, e eventualmente em outras áreas.
Eruptivas basálticas: formando a maior extensão do Planalto.
O calcário é outro mineral de grande importância, devido sua utilização principalmente para a fabricação de cimento. Ocorre sob a forma sedimentar e metamórfica, notadamente nos terrenos da encosta litorânea (Camboriú) e no Vale do Itajaí Mirim. Nessas áreas. o mármore também possui algum valor econômico.
O recurso mineral de maior interesse econômico é, sem dúvida, o carvão, mas as próprias rochas mais comuns, como os granitos, os gnaisses, se prestam, enormemente, como materiais de construção, calçamento de ruas, etc.
...