Geologia PB
Trabalho Escolar: Geologia PB. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivaldojunior • 23/9/2013 • 366 Palavras (2 Páginas) • 821 Visualizações
GEOLOGIA LOCAL
Segundo descrições encontradas no mapa confeccionado pelo Serviço Geológico Brasileiro, do período Neoproterozócio nós temos nesta área apenas a Suíte calcialcalina de médio a alto potássio Itaporanga (cm): granito e granodiorito porfirítico associado a diorito (588 Ma U-Pb). Já do Paleoproterozóico tem se mais representações tais como: Complexo Sertânia: gnaisse, mármore, quartzito, metavulcânica máfica (2100 Ma U-Pb); Suíte Camalaú: ortognaisse tonalítico-trondhjemítico-granítico e sienítico; Complexo Sumé: leucognaisse trondhjemítico paragnaisse, metamáfica/metaultramáfica e anfibolito (retroeclogito); Complexo Serra de Jabiatacá: ortognaisse e migmatito tonalítico-granodiorítico e por fim do Arqueano tem se o Complexo Cabaceiras: ortognaisse tonalito-granodioritico, intercalações de metamáfica.
O subsolo paraibano é formado em sua maior parte por rochas pré-cambrianas, as quais cobrem cerca de 75% da área do estado da Paraíba. Nesse contexto, a área em torno do Rio Taperoá está inserida na área cristalina. A mesma pertence à Província Borborema, onde predominam as rochas do Pré-cambriano Indiviso como as do Complexo gnáissico-migmatítico, incluindo calcário cristalino e as rochas granitóides (granitos, granodioritos, tonalitos e monzonitos). Datando do Pré-cambriano Superior encontram-se na microrregião os gnaisses e os xistos indiferenciados, incluindo calcário cristalino e quartzito. Ao longo dos canais fluviais, encontram-se os terrenos sedimentares, os aluviões, de origem Quaternária. Em algumas áreas de influência do Rio Taperoá, encontram-se os Diabásicos e Basaltos e a Formação Campos Novos: argilas bentoníticas e montmoriloníticas, com níveis de “chert” fossilíferos, todos datando do Terciário. Estas características geológicas da bacia foram definidas a partir de três unidades lito-estratigráficas. A primeira unidade é constituída por sedimentos alúvio-coluvionais que datam do Cenozóico; a segunda, pelos gnaisses e xistos indiferenciados, incluindo quartzitos e calcário cristalino, referidos ao Proterozóico; a terceira refere-se aos micaxistos com sillimanita e granada, com inclusões de quartzitos do Paleoproterozóico. A geologia do município que compõe a área em torno da poligonal classifica-se em:
Cabaceiras: datado do Pré-Cambriano Indiviso (pEgr) – Rochas granitóides: granitos, granodioritos, tonalitos e monzonitos (pEgn);
Na figura abaixo (Ver figura 6), Cabaceiras mais em específico com o rio Taperoá possui formação geológica com depósito aluvionares e de terraços: areias, cascalhos e argilas inconsolidadas; terraços aluvionares lateríticos que pertencem ao Período Cenozóico Paleógeno- Neóceno.
...