TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  16/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Aluno: Valéria da Silva Santos

Introdução

Com a evolução da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento surgiram vários estilos de liderança com características que dependendo dos objetivos e do grau de maturidade da organização podem ser consideradas positivas ou negativas.

O presente trabalho trata sobre as principais características dos perfis de liderança e as vantagens e desvantagens de cada estilo. Também será realizada uma analise sobre os estilos de liderança mais frequentes no ambiente organizacional.

Desenvolvimento

Kurt Lewin em 1973 propôs a existência de três estilos de liderança de uma equipe, o estilo autocrático, o participativo e o liberal. Se analisarmos cada um desses perfis podemos identificar que além da tomada de decisão eles levam em consideração fatores de natureza interpessoal.

A liderança autocrática caracteriza-se por um perfil dominante onde o líder toma a maioria das decisões baseadas na sua própria experiência e julgamentos, os membros da equipe são pouco consultados, são os lideres que mantem um maior controle dos processos.

Para uma equipe jovem, com baixo grau de maturidade esse tipo de perfil pode apresentar vantagem, pois além do líder orientar a equipe sobre o que fazer e como realizar, haverá uma maior velocidade na tomada de decisões o que pode trazer benefícios, como resultados mais rápidos.

Por outro lado, em uma equipe com elevado grau de maturidade um líder autocrático poderá causar desmotivação dos trabalhadores por não ouvir suas ideias e contribuições, além disso, uma equipe madura poderia trazer soluções mais criativas para o negócio.  

A liderança autocrática pode ser Coercitiva, estilo que domina pelo poder, através da intimidação e possui foco nos resultados. Neste tipo de liderança os liderados passam a ver o líder como ditador, e podem ficar desmotivados e ressentidos.

A liderança também pode ser Autoritária, que comanda com firmeza, mas não apenas determina que as tarefas devam ser realizadas segundo seu comando. Mobiliza as pessoas e faz junto com a equipe. Uma desvantagem é que este líder pode ser muito critico com os colaboradores que não apresentarem os resultados esperados.

Os lideres autocráticos também podem ser estilo Marcador de ritmo, onde há uma busca pelo alto desempenho e voltado para resultados rápidos. O líder dá exemplo, mas demostra impaciência com pessoas de ritmo mais lento.

Outro estilo de liderança bastante conhecido das organizações é o Participativo, neste estilo diferente do autocrático, o líder escuta as soluções da equipe e motiva a participação de todos com sugestões e opiniões, sendo mais voltado para os relacionamentos. É um perfil mais democrático, que consegue a cooperação dos liderados e cria consenso pela participação da equipe. Uma vantagem deste estilo de liderança é que a equipe se sente mais motivada por ser ouvida e isso pode trazer ganhos como alavancar resultados.

Nesse perfil de liderança democrático há uma cultura do feedback como referencia, por haver um ambiente mais propicio ao dialogo. Uma desvantagem é que o líder tende a ser mais subjetivo quanto às metas, se mostrando às vezes indeciso e demonstrando mais interesse por fatores humanos.

A liderança participativa pode ter um estilo Paternal, que está ligado fortemente a construir relacionamentos fortes com a equipe. Sempre buscando escutar as necessidades das pessoas, mas que como desvantagem pode ocasionar dependência emocional dos empregados.

Também existe o estilo Treinador, que desenvolve e motiva as pessoas a superar suas limitações. Além de ser capaz de identificar com rapidez pontos fortes e fracos. Uma desvantagem desse perfil é que por ser baseado na questão de treinar para aperfeiçoar geralmente alega falta de tempo para chegar a excelência e resultados.

O estilo de liderança Liberal (Laissez-faire) é aquele em que o líder deixa os integrantes decidirem sozinhos sobre as metas e os métodos que devem ser seguidos. Para uma equipe de baixa maturidade esse estilo traria muitos problemas, mas para equipes de alto grau de maturidade e conhecimento, esse tipo de liderança pode funcionar muito bem, pois há o empoderamento da equipe. Porém, a figura do líder é muito importante para o acompanhamento e orientação das atividades, contribuindo para o resultado final do projeto.

A liderança pode ainda ser Inspiradora servindo de exemplo para os empregados.  Raramente precisa dar ordens e encaixa perfeitamente em equipes muito motivadas. Um ponto de atenção que pode ser considerado uma desvantagem do perfil inspirador é que estes profissionais possuem necessidade de status, e em alguns casos, acham que o seu caminho traçado é o melhor e perde a oportunidade de ouvir seus comandados.

Por fim, temos o perfil Visionário que cria projetos em longo prazo construtivos e atraentes para a organização e possui uma capacidade de reconhecer talentos com facilidade. Porém, pode ter problemas na realização de tarefas em curto prazo e de manter a motivação constante em sua equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com