A Gestão do Conhecimento
Por: marcossilva28 • 6/12/2016 • Resenha • 512 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
GESTÃO DO CONHECIMENTO
A gestão do conhecimento atualmente é uma necessidade para todas empresas que desejam se manter competitivas no mercado, pois ela é responsável diretamente em coordenar e armazenar todo conhecimento da empresa, sendo administrativo, financeiro ou operacional.
A gestão do conhecimento teve disseminada sua importância a alguns anos devido a necessidade de reter o conhecimento dos empregados que por algum motivo se desligavam da empresa, na maior parte dos casos quando um funcionário se aposentava o conhecimento adquirido durante sua carreira era levado consigo, causando grandes problemas, afetando diretamente a produtividade e a economia.
Aplicar o planejamento para Gestão de Conhecimento é uma tarefa difícil, pois os colaboradores precisam entender a importância de partilhar seu conhecimento com outras, afim que mais pessoas da organização tenha acesso as informações relevantes em suas operações.
Quando uma organização consegue unificar o conhecimento individual em prol do conhecimento organizacional e direcionar ao seu serviço, atinge patamares de desempenho, otimização e inovação, beneficiando toda empresa.
Para compreender melhor a gestão do conhecimento é importante saber que o conhecimento é desenvolvido naturalmente nas pessoas tendo base nas informações que possuem, sendo modificado e desenvolvido a partir de valores e cultura de quem adquire.
Este conhecimento pode ser dividido em conhecimento tácito e explicito:
- Conhecimento tácito: é um conhecimento pessoal relacionado diretamente as experiências adquiridas ao longo das vida. Portanto é difícil de explicar e ensinar a outras pessoas
- Conhecimento explicito: é aquele que pode ser expresso em palavras, sendo mais fácil de ser transmitido através de palestras, explicação formatada, com gráficos, palavras, imagens e de forma objetiva.
Portanto para que se obtenha o conhecimento esperado pela organização é necessário que haja uma interação entre o conhecimento tácito e o explicito, promovendo um vinculo entre as pessoas. Desta forma foi desenvolvido um modelo de espiral do conhecimento tácito e explicito. Esta transformação possibilita um circulo continuo de informações que se atualiza em cada etapa. Logo abaixo é possível compreender a interação do conhecimento tácito e explicito.
Figura 1: modos de conversão.
[pic 1]
Fonte: Gestão do conhecimento
A socialização: conversão de conhecimento tácito em conhecimento tácito, ou seja é a interação entre pessoas que compartilham ideias, experiências, informações.
Externalização: conversão de conhecimento tácito em explicito, permite transformar o conhecimento de uma determinada pessoa de forma a ser transmitido a outros grupos, através de linguagem escrita ou representações.
Combinação: conversão de conhecimento explicito em conhecimento explicito, este fase é quando os conhecimentos explícitos são unidos para formar novos conhecimentos.
Internalização: conversão de conhecimento explicito em tácito, são originados através da interpretação de documentos, livros, entre outras fontes. Neste tipo de conversão, existe influencia direta da cultura de cada individuo.
A Portanto a Gestão de Conhecimento deve estar diretamente na cultura das organizações para que os colaboradores participam e contribuam para o desenvolvimento e entendam a sua necessidade. O sucesso e os benefícios na Gestão de Conhecimento só será possível se a cultura organizacional for positiva em relação ao compartilhamento e transferência de conhecimento.
...